12/07/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Araçatuba promove palestra de meio ambiente

O Projeto busca conscientizar sobre a importância da sustentabilidade

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Projeto visa sensibilização para as questões relacionadas à natureza.

A palestra Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizada no dia 20 de junho, foi a terceira promovida pelo Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba aos funcionários da unidade. O projeto, que abrange também os reeducandos visa sensibilizá-los para as questões relacionadas à natureza, sua preservação e continuidade como um todo.

O Biólogo e chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Araçatuba, José Luis de Carvalho Sales, explicou o porquê da importância de se suprir as necessidades da geração atual sem afetar as gerações futuras. Salles ainda confirma que esse ideal pode ser alcançado com esforço e conscientização das pessoas.

A reciclagem já está presente no CR. Existem recipientes apropriados para cada tipo de material, que estão instalados em quase todas as alas de acesso dos detentos e no setor de administração. Há também a "Campanha do Desperdício Zero", que atua na Unidade incentivando e sensibilizando sobre diminuição do uso da água, energia, alimentação e material de consumo.

Dentro desse processo ocorre a promoção de concursos e atividades pedagógicas, que vão desde a pesagem dos restos de alimentos da bandeja para posterior produção de palestras e cartazes, até o fechamento dos registros de água com horários específicos para o banho, instalação de banco receptor de energia elétrica para diminuição do consumo, o uso de resto de óleo na produção de sabão, cronograma de funcionamento da lavanderia, entre outros. Os servidores estão mais conscientes sobre o uso correto das lixeiras específicas para o material reciclável, para a diminuição do uso de copos descartáveis, como também estão ampliando esse aprendizado aos seus hábitos familiares. A utilização de sacos pretos no lugar das sacolinhas e de sacolas ecológicas para o supermercado são alguns exemplos dessa mudança.

Para Elisa Maria Malacrida (Diretora Técnica), em uma unidade onde convivem aproximadamente 300 pessoas, entre reeducandos, funcionários, voluntários e empresas parceiras é essencial promover e incentivar a sustentabilidade em todos os aspectos, pois cada um que aqui convive é um formador de opinião que poderá ser multiplicada. “O agente público tem como compromisso profissional promover ações para os cuidados com o meio ambiente, com a redução de gastos públicos e com a promoção da saúde em todos os fatores”, completa Malacrida.

A próxima ação, além da continuidade do projeto de palestras, será a confecção de sacolas ecológicas para a distribuição da compra do pecúlio.