Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/01/20 | Kênia Pereira – Coremetro

Projeto incentiva a prática de atividades físicas na Penitenciária II de Franco da Rocha

Desde 2013, servidor desenvolve ação com os colegas de trabalho, o que lhe rendeu prêmio no “Reconhecendo Gente que Faz +”

“Uma Caminhada Pequena, Grandes Benefícios para o Futuro” é o nome do projeto que o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Luís Antônio Gomes, o Luizinho, vem desenvolvendo há mais de seis anos na Penitenciária “Nilton Silva”, de Franco da Rocha II, estabelecimento penal subordinado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e administrado pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (SAP).

A atividade é uma iniciativa que já conquistou premiação no “Reconhecendo Gente Que Faz +”, promovido pela SAP em parceria com o Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade do Servidor (GQVidass).

Tudo começou em 2013. Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), Luizinho promoveu uma série de alongamentos, caminhadas e gincanas entre os funcionários. Desde então, o projeto de incentivo à prática de exercícios físicos virou rotina na penitenciária, que conta com o apoio da direção do estabelecimento e da Coremetro.

Às sextas-feiras, pela manhã, os servidores se reúnem para praticar uma hora de caminhada ao redor do presídio. A ação, dirigida pelo agente, começa com alongamentos e inclui ainda a leitura de textos reflexivos, canções e orações.

Segundo o organizador, a atividade física oferece inúmeros benefícios garantidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como a redução do estresse, melhora da autoestima, evita o excesso de peso, contribui para melhor concentração, bem-estar físico e psicológico. A ação também proporciona momentos de interação entre os participantes com conversas descontraídas, tornando o ambiente de trabalho não somente um lugar para cumprimento de obrigações, mas também um local onde se tenha prazer em estar.

Para o diretor da penitenciária, Heber dos Santos, iniciativas assim levam melhorias para o corpo funcional e são bem-vindas. “Sempre apoiamos projetos que visam o bem-estar e a melhor qualidade de vida aos servidores”, destacou.

Ação premiada

Em outubro, na 2ª edição do “Reconhecendo Gente que Faz +”, Luizinho foi prestigiado pelo projeto “Uma Caminhada Pequena, Grandes Desafios Para o Futuro”. O evento foi organizado pela SAP em conjunto com GQVidass.

A premiação reconheceu servidores que desenvolveram ações e tiveram ideias diferentes no ano de 2018. Os projetos escolhidos foram analisados a partir de parâmetros como criatividade, iniciativa e inovação, sempre visando a melhoria na qualidade de vida do ambiente de trabalho.

aasassa
Topo