Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/01/20 | Eliane Borges – Croeste

PF de Tupi Paulista confecciona e doa 400 kits de roupa de cama hospitalar

Santa Casa de Lucélia, Lar dos Velhos e Lar Batista de Inúbia Paulista foram os primeiros beneficiados

Às vésperas do Natal (18/12), com nomes personalizados, estampa de coração em batimento e com laços coloridos, presentes mais que especiais foram produzidos e doados pela Penitenciária Feminina de Tupi Paulista para entidades beneficentes da região: 400 kits de roupa de cama hospitalar. A entrega foi realizada no Salão do Júri do Fórum de Lucélia a representantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia da cidade, e do Lar dos Velhos e Lar Batista de Criança, ambos de Inúbia Paulista.

A confecção das rouparias é fruto do “Projeto de Qualificação Profissional de Mulheres Presas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista – Kits de Roupa de Cama Hospitalar”, que conta com a parceria do Poder Judiciário para compra dos materiais e com intermédio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) para qualificação das costureiras. Além disso, tem apoio das empresas Trinys, de Osvaldo Cruz e Portage, de Adamantina, como também, auxílio do Diretor Técnico III da Penitenciária de Osvaldo Cruz, Jesus Ross.

Fabricação

Compostos por lençol, forro de cama e fronha, os kits foram produzidos por 60 reeeducandas do regime fechado, capacitadas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em curso de costura de 160 horas/aula, na unidade prisional. As mulheres são qualificadas a operar máquinas diversas como overloque, reta e de corte, além de aprender técnicas de montagem e costura de peças de rouparia de cama e noções básicas de empreendedorismo, com palestras temáticas sobre o assunto.

“A participação das reeducandas no projeto atribui aspectos de responsabilidade diante dos próprios atos. Elas entendem que podem recomeçar e que não estão desacreditadas. Assim, podem ir em busca de projetos futuros e diminuir o prognóstico de tornar a reincidir”, explica a diretora geral da penitenciária, Adriana Alkmin Pereira Domingues.

Beneficiados

Além de oportunizar capacitação profissional, a atividade resulta em uma ação de cunho social, que culmina na doação do material produzido às instituições da região. A estimativa é de beneficiá-las com cerca de 3 mil kits hospitalares.

Essa 1ª edição foi proposta ao MM. Juiz da Comarca de Lucélia, Dr. André Gustavo Livonesi, que esteve presente na cerimônia de entrega ao lado de representantes das entidades beneficiadas citadas. A próxima entrega deverá ocorrer em Osvaldo Cruz, Tupã e Adamantina.

aasassa
Topo