Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/01/20 | Pierre Cruz – Corevali

Membros do GIR e CIR participam de competição esportiva beneficente

Mais de 200 kg de alimentos não perecíveis foram doados para uma entidade de Taubaté

Durante uma confraternização de final de ano uma atitude solidária ganhou destaque. No dia 4 de dezembro, os membros do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) 6 e das Células de Intervenção Rápida (CIR) de presídios do Vale do Paraíba e do Alto Tietê participaram da primeira edição do GIR Games. A competição esportiva, que aconteceu no Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, contou ainda com uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para crianças carentes.

Pelo menos 130 pessoas estiveram reunidas na área externa do presídio para uma apresentação musical da Banda Sinfônica do Comando de Aviação do Exército (CAvEx) de Taubaté, que marcou a abertura dos jogos. Os servidores, divididos em sete equipes de atletas, seguiram para a base de treinamentos do GIR, onde disputaram quatro modalidades: corrida com revezamento, circuito com obstáculos, flexões de braço em barra fixa e arremesso de peso.

“É um momento gostoso entre amigos”, acredita Penha Aparecida, que competiu pelo time formado por funcionários da Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé e pela Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé. “Nós, do GIR, e das CIRs, estamos sempre em alerta. Essa inciativa é um estímulo para manter o corpo e a mente em dia, além de explorar os dons esportivos de cada um”, completa Penha.

A pontuação final foi analisada por um júri formado pelos organizadores do evento e uma professora de educação física convidada para a ação. A Penitenciária II de Potim e o CDP de São José dos Campos foram classificados, respectivamente, com o terceiro e o segundo lugar no GIR Games.

Os campeões foram os anfitriões dos jogos: os atletas do CDP de Taubaté, que receberam um troféu para simbolizar a vitória. Ademilson Campos, que suou a camisa pelo time no circuito com obstáculos, ficou feliz com os resultados. “É um orgulho. O preparo físico faz parte dos nossos treinamentos, mas o mais importante é que o nosso objetivo aqui é o de reencontrar amigos e se divertir”, afirma.

SOLIDARIEDADE

Em um gesto de solidariedade, os membros do GIR e das CIRs trouxeram alimentos não perecíveis que foram doados para a ONG Hapet – entidade filantrópica que presta apoio educacional e social para crianças e adolescentes de Taubaté. “A ideia foi a de transformar o encontro de final de ano entre os agentes em um evento beneficente”, explica Marcos Domiciano Castro, comandante geral do GIR 6.

A coordenadora da entidade, Tine Andreassen Lopes, conta que conheceu o trabalho dos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio do projeto “Salvando na Base”, quando os profissionais da Pasta fizeram uma palestra para os jovens da instituição. “Eles representam uma figura de respeito que serve como referência para os nossos jovens e auxilia no nosso trabalho com a prevenção à criminalidade”, conta.

Ao todo, foram arrecadados 202 kg de comida. “Os nossos jovens fazem refeições na nossa ONG, então essa parceria foi muito bem-vinda”, afirma a coordenadora.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º lugar – GIR 6 do CDP de Taubaté
2º lugar – CDP de São José dos Campos
3º lugar – Penitenciária II de Potim
4º lugar – Penitenciária Feminina I de Tremembé e Penitenciária I de Tremembé
5º lugar – Penitenciária I de Potim
6º lugar (empate) – CDP de Caraguatatuba
6º lugar (empate) – CDP de Mogi das Cruzes

aasassa
Topo