06/01/20 | Marcus Liborio - CRN

Presos discutem saúde bucal na Penitenciária de Franca

Iniciativa teve como objetivo estimular ações preventivas e campanhas educativas contra o câncer de boca

Para celebrar a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal (de 5 a 9 de novembro), a Penitenciária de Franca promoveu uma campanha educativa sobre o tema, com ações preventivas voltadas para toda população carcerária. Entre as atividades, foram realizadas duas palestras com a presença de 30 reeducandos.

A discussão procurou explicar o que é o câncer de boca e pautou, ainda, métodos de prevenção da doença, sintomas, detecção precoce, tratamento e autoexame.

Também foi debatida, entre outras questões, a criação de políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal.

AVALIAÇÃO

Os participantes passaram, ainda, por uma avaliação odontológica com cirurgião dentista e receberam kits de higiene bucal.

“O Núcleo de Atendimento à Saúde agradece a todos que colaboraram para a realização deste evento, em especial à Secretaria Municipal de Saúde de Franca pela parceria no fornecimento dos kits e folders”, destacou o diretor da unidade prisional, Valter Moreto.