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06/01/20 | Fernanda Nagliati e Amanda de Oliveira - CRC

Sarau Literário do CPP de Porto Feliz teve música, teatro e lançamento de jornal

O projeto foi desenvolvido com a orientação do professor, jornalista e músico Erick Cobrah

Poesia, musicalidade e teatro são atividades importantes e que podem auxiliar na reabilitação física e até na elevação da autoestima, exercitando a memória e reduzindo os sintomas de depressão. Com esse objetivo, no dia 7 de novembro, foi realizada a abertura do 2º Sarau Literário no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz.

O evento reuniu arte e literatura com o intuito de promover uma educação com qualidade e a troca de conhecimento por meio de textos literários e de suas figuras de linguagem. Na oportunidade, professores e mais de 160 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos períodos diurno e noturno, apresentaram diversas atividades.

O trabalho educacional existe há mais de quatro anos no CPP para os detentos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos na idade adequada, de acordo com a legislação. Essa é uma iniciativa da Secretária da Educação, por meio do programa de Educação nas Prisões desenvolvido em trabalho conjunto com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Assim, as pessoas privadas de liberdade podem ter acesso à escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino, durante o cumprimento da pena.

Segundo o diretor da unidade prisional, Francisco Ricardo Pereira de Souza, já se formaram mais de 300 reeducandos por meio da Educação de Jovens e Adultos. “Transformando suas vidas com o conhecimento, leitura e arte, expressões essas capazes de mudar o rumo da história”, disse.

Dentre as atividades apresentadas, os reeducandos recitaram poesia sobre o meio ambiente, desenvolveram roupas com materiais recicláveis, fizeram apresentações musicais e encenaram as obras como o “Auto da barca do inferno”, de Gil Vicente e “Otelo – O mouro de Veneza”, de Willian Shakespeare.

O projeto é supervisionado pela coordenação da escola vinculadora “Profª Esther Maurino Rodrigues” e pelos professores que orientam os alunos no planejamento e execução do “Sarau Literário”.

Como forma de expressar o aprendizado, os estudantes do 3º ano B produziram um jornal-projeto, o Arte em foco, sob orientação do professor, jornalista e músico Erich Cobrah. Eles analisaram letras de músicas em busca de características de figuras de linguagem e produziram artigos críticos sobre textos literários, arte, indústria, cultura e música.

O impresso possui quatro páginas e as músicas analisadas são da autoria do próprio orientador. Nas entrelinhas do jornal é possível perceber a sensibilidade dos “críticos”, que usaram pseudônimos para assinar as análises.

Beto Barros, Carlo Dias, Alessandro Leka e Phil chegaram à conclusão que as letras remetem ao sacro e transmitem a ideia de que todos podem se tornar pessoas melhores, ainda que essa mensagem não esteja explícita nas músicas.

Para Cobrah, o projeto foi muito proveitoso para todos os envolvidos. Ele disse ainda que os alunos se basearam nas peculiaridades do texto artístico, por intermédio das aulas de filosofia e sociologia.

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