06/01/20 | Eliane Borges- Croeste

Sentenciado de Flórida Paulista conquista 1º lugar no concurso “WIZO de Pintura e Desenho”

A colocação foi na categoria EJA, com disputa de alunos da rede pública de ensino

Dentre quase mil obras de arte concorrendo ao Concurso “WIZO de Pintura e Desenho” 2019, o júri teve a árdua tarefa de selecionar apenas sete para premiação. Destinado aos alunos da rede pública de ensino, um dos prêmios foi conquistado por um sentenciado da Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista, que levou o 1º lugar na categoria de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia de premiação ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 11 de novembro.

Com sua arte produzida em sala de aula dentro do presídio e respeitando o tema proposto “Brasil e Israel: a História e as Religiões”, o sentenciado Fúlvio Maurício Romão,39, recebeu medalha, certificado, caixa com materiais para desenhos e pintura e ainda um livro com o título “Breve história da Pintura”. O estudante contou com o total apoio e acompanhamento da professora Charlene Andesa Zanco Mantovani, da Escola Estadual Dr. Pérsio Gomes Gonzales, da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina.

E não foi a primeira vez que a unidade levou prêmios neste concurso. Em 2015, outros dois sentenciados da mesma penitenciária alcançaram os 1º e 2º lugares na categoria EJA, um deles acompanhado também pela mesma professora, nas mãos de quem os prêmios foram entregues em ambas cerimônias de premiação, realizadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Votação

Este ano, o júri oficial da competição foi composto por Carlos Povinha, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Sima Woiler, artista plástica; Sulamita Tabacof, presidente de Honra da WIZO-SP; Nava Shalev Politi, presidente da WIZO-SP; Tânia Tarandach, diretora do concurso; Rosa Motta, curadora do concurso; e Sema Petragnani.

Organização

O concurso é uma realização da Organização Feminina WIZO de São Paulo, entidade de intercâmbio cultural com 95 anos de existência e representatividade na Organização das Nações Unidas. É promovido anualmente desde 1989 em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para alunos da rede estadual de ensino, abrangendo mais de 5 mil escolas da capital e do interior.