Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/01/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Reeducandos do CPP de Campinas visitam Galeria de Arte

Objetivo foi levar arte e cultura aos encarcerados da unidade

Era manhã de sábado. Fabiano estava atônito: nunca tinha visto antes tantas cores, formas e poesias em um único lugar. Um ambiente bem diferente do de costume. Era possível observar no brilho dos seus olhos a emoção por estar de uma exposição de arte.

Ele está recluso no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Profº Ataliba Nogueira, em Campinas. Aos 44 anos, Fabiano disse que é a primeira vez que participa de uma exposição. Curioso, ele olhava cada detalhe, pois não estava acostumado com o colorido, nem com a vida em liberdade. Ele está encarcerado há 21 anos, sem vivência com o mundo exterior.

Ao lado de Fabiano estava Danilo, de 28 anos. Partilhando das mesmas experiências. Ambos relataram a percepção dos sentimentos do autor que eles conseguiram captar por intermédio das obras observadas. Danilo também nunca havia participado de uma exposição de arte e sentiu-se maravilhado com o mundo das tintas.

Acompanhados por servidores do CPP, 40 reeducandos deixaram as grades para contemplar a liberdade oferecida pela arte e pela cultura. A gestão da unidade prisional levou os encarcerados para observar a exposição Tinta Sobre Tintas no Instituto CPFL - uma plataforma de atuação responsável pela estratégia e gestão do investimento social e que trabalha com a geração e o compartilhamento de conhecimento.

A iniciativa proporcionou aos reeducandos a oportunidade de analisar importantes obras de grandes nomes do cenário nacional como Iberê Camargo, Flávio de Carvalho, Leda Catunda, Paulo Pasta e Tomie Ohtake. Além dos quadros, os encarcerados tiveram contato com a poesia e rodas de conversas.

O diretor do CPP, Márcio José Vieira disse que as experiências dessa natureza auxiliam os reeducandos no processo de ressocialização; “Pois eles podem usufruir de conhecimento por intermédio dos pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver com os outros”.

Tinta Sobre Tintas

As obras da exposição Tinta Sobre Tintas pertencem ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e foram expostas na Galeria de Artes do Instituto CPFL Campinas, de agosto a novembro. O acervo apresentou ao público uma seleção de 35 pinturas com peças que evidenciam a riqueza da pintura impressionista no Brasil.

aasassa
Topo