02/01/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Penitenciária de Piracicaba realiza maior formatura da região central

Pelo menos 132 pessoas receberam certificado pelo de cabelereiro

Satisfação seria uma palavra apropriada para descrever as expressões nos rostos de gestores e alunos que concluíram o curso profissionalizante de cabelereiro na Penitenciária Masculina de Piracicaba. O evento reuniu um grande número de formandos privados de liberdade que fazem parte da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC).

Pelo menos 132 homens receberam certificados e estão aptos a exercer a profissão quando deixarem o cárcere. A capacitação foi realizada durante seis meses dentro da penitenciária, sendo dividida em aulas práticas e teóricas. Vinte 20 reeducandos receberam as instruções da Escola Itinerante de Cabelereiro Art Hair e transmitiram aos demais encarcerados dos pavilhões habitacionais que manifestaram interesse em aprender uma nova profissão. Ao final, todos foram avaliados por profissionais, uma ação que resultou na maior formatura da CRC.

Para o diretor da unidade prisional, Élcio José Bonságlia, essa conquista é resultado de anos de trabalho de servidores comprometidos com o resgate de pessoas que fizeram escolhas erradas.

“Desde quando me tornei diretor, isso há dez anos, tenho trabalhado com a minha equipe para auxiliar no resgate da dignidade, caráter e conduta do homem preso, seja por meio do estudo, trabalho ou cursos. Eu acredito em uma segunda chance, pois ninguém está livre de cometer erros na vida”, afirmou Bonságlia.

A unidade prisional ganhou uma sala equipada para as aulas práticas. Durante a formatura, cada participante recebeu, acompanhado do certificado, um kit profissional. O investimento foi feito por meio de doações do Instituto Ação Pela Paz (IAP), que realiza o Projeto Semear, criado pelo Tribunal de Justiça e pela escola Art Hair. Essa iniciativa é um avanço no processo de ressocialização idealizado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), já que não acarreta despesas ao Estado.

A cerimônia contou com a presença do coordenador da CRC, Jean Ulisses Campos Carlucci, diretora executiva do IAP, Solange Senese, juiz da Vara de Execuções Criminais de Piracicaba, Luiz Antônio da Cunha, defensor público Anísio Vieira Caixeta Júnior e a diretora do Art Hair, Denise Junqueira de Lima.

O formando Abner Ray Pereira da Silva falou sobre a emoção e a oportunidade de concluir um curso profissionalizante que poderá ajudá-lo futuramente. “Eu estou muito feliz em ter uma oportunidade que não tive quando estava lá fora. Agora eu tenho um certificado profissional e isso pode me ajudar quando eu sair daqui”, disse.

Vale lembrar que essa é a terceira turma que conclui o curso. As atividades começaram em 2017 e desde então, 154 pessoas estão capacitadas para exercer a profissão.

Arte e cultura

Além de se empenhar em preparar os encarcerados para a vida profissional em liberdade, a penitenciária também tem se preocupado em proporcionar arte e cultura aos reeducandos.

Em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (Semactur), o Centro de Trabalho e Educação (CTE) está colocando em prática o projeto Reeducando com Humor, que visa despertar nos alunos a habilidade motora para as artes e incentivá-los a desenvolver maneiras diferentes de expressão, trabalhando, também, a consciência para que não voltem a delinquir.

A diretora do CTE, Priscila de Almeida Cunha estava satisfeita. “As oportunidades oferecidas auxiliam no desenvolvimento da cidadania, liberdade e sonhos, e também, na transformação de cada um que abraça a chance concedida”, conclui.

O curso é orientado pelo cartunista da prefeitura de Piracicaba, Erasmo Spadotto. As aulas são divididas em duas turmas, durante seis meses, nas quais eles estudam os fundamentos básicos do desenho, construção e composição, luz e sombra, e aprendem noções da anatomia humana até chegar a perspectiva artística aplicada.