Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/01/20 | Pierre Cruz – Corevali

Penitenciária II de São Vicente organiza mutirão de atendimento à população carcerária

Detentos participaram de atividades sobre saúde, justiça e de cidadania. Também assistiram palestras

A Penitenciária II de São Vicente promoveu, no dia 27 de novembro, a 4ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade do presídio, com um mutirão para atender os reeducandos e prepará-los para o retorno à sociedade. O evento foi uma oportunidade para o público externo conhecer a realidade do sistema prisional e firmar parcerias em nome da ressocialização dos detentos. Com o apoio de convidados, a unidade contou com a presença de coaches, médicos e outros profissionais para bate-papos com os internos.

A coach Renata Mendes ministrou palestras a sentenciados que cumprem pena em regime fechado e em regime semiaberto. Com o tema “Liberdade Mental”, Renata tocou em pontos como a autoestima, as escolhas, os sonhos e a vitimização. O objetivo, de acordo com a profissional, foi proporcionar apoio psicológico no processo de reinserção social.

“Acredito que qualquer pessoa pode mudar”, reflete Renata. “A verdadeira prisão está nas nossas mentes, nós podemos transformar os nossos ‘pecados’ em bênçãos. Tudo o que eles fizeram até aqui não é nada comparado ao que podem fazer após essa experiência”, completa.

Os reeducandos participaram também de palestras sobre primeiros-socorros e tuberculose. A enfermeira Marineusa da Silva, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (CRAS) da penitenciária, explica que testes de glicemia e a aferição da pressão arterial foram intensificados durante a semana para que, no dia da Jornada, outras atividades fossem exploradas para garantir o bem-estar dos detentos.

Um médico convidado para o mutirão examinou os sentenciados. Luan, preso de 33 anos, passou pelas consultas durante o evento. “É bom saber que podemos contar com esse tipo de suporte”, afirma.

JORNADA

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade é uma ação desenvolvida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que oferece aos detentos os alicerces para seus planos de vida em liberdade. Na Baixada Santista, o evento é organizado com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Ao todo, foram oferecidos 207 atendimentos nas áreas da saúde, cidadania e justiça. Nilton Ribeiro Rumão, diretor geral da Penitenciária II de São Vicente, reforça que a ocasião é uma oportunidade para que os presos reconquistem a civilidade. “O nosso papel é o de mostrar os caminhos para que os internos recuperem a sua dignidade ou mesmo construam algo novo para encontrarem o seu lugar na sociedade”, acredita Rumão.

aasassa
Topo