Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/12/19 | Pierre Cruz – Corevali

CDP de São José dos Campos oferece mutirão aos detentos

Presos passaram por atendimentos jurídicos e de saúde durante 4ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade no presídio

O Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos organizou um mutirão de atendimentos aos presos da unidade prisional em parceria com entidades da sociedade civil durante a semana da 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, que foi celebrada no dia 13 de novembro. O evento ofereceu 1.259 atendimentos aos reeducandos nas áreas da saúde, da justiça e dos direitos e deveres do cidadão.

A ação foi promovida pela Secretaria da Administração (SAP) com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Core vali) e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). O objetivo foi preparar os detentos para a vida em liberdade, com suporte social necessário para os seus planos longe dos presídios.

Na semana do evento, os presos foram examinados em testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, tiveram a pressão arterial e o nível glicêmico capilar aferidos, passaram por consultas médicas e foram vacinados contra o sarampo. Palestras sobre a saúde do homem e bem-estar foram ministradas em aliança com instituições parceiras da cidade.

O dentista Abel Carlos Batista, que faz parte da equipe de saúde do presídio, reforçou os atendimentos aos reeducandos e organizou uma discussão com os detentos sobre a saúde bucal. “O enfoque foi em técnicas de escovação e cuidados com os dentes para sua preservação”, explica o profissional. O preso Nilson, de 56 anos, participou do encontro e foi examinado durante o evento. “A ação acaba sendo boa para todos os detentos”, acredita.

Em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), os reeducandos também tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre câncer bucal. Docentes da instituição trouxeram temas como a higiene como cuidado básico para se precaver de doenças.

JUSTIÇA

Profissionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, unidade de São José dos Campos e da Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) prestaram atendimento jurídico aos presos do CDP durante a edição da Jornada. “Estamos à disposição da população carcerária no que pudermos ajudar”, disse o defensor público André Eugenio Marcondes na cerimônia de abertura do evento – quase 90 detentos tiveram a oportunidade de consultar seu status jurídico no dia.

O reeducando Rogério, de 38 anos, conseguiu conversar sobre seu processo com a equipe da Defensoria. “Muitos presos não têm condições de contratar um advogado particular ou são de cidades muito distantes, essa ação foi essencial para que a gente possa conhecer a nossa situação”, afirma.

aasassa
Topo