20/12/19 | Sonia Pestana - Coremetro

Ações sobre consciência negra elevam autoestima

Servidores, reeducandas e voluntários apoiaram ação no CPP de São Miguel Paulista em exemplo de união e superação

Com o objetivo de valorizar a cultura afro, elevar a autoestima e buscar a superação do preconceito, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista promoveu, no final do mês de novembro, um evento especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Contando com o apoio de parceiros da região, além do empenho de servidores e reeducandas, a unidade prisional abriu suas portas para inúmeras atividades culturais.

Ao som de berimbaus e pandeiros, 34 reeducandas participaram da oficina de Roda de Capoeira com o Grupo Abadá. O mestre Marcelo Lampanche conduziu o grupo de participantes e, durante a apresentação, não faltaram informações sobre a origem da capoeira como uma expressão cultural brasileira.

Já o Projeto Abayomi, promoveu o resgate histórico da cultura afro com reeducandas da unidade prisional. Segundo dados históricos, para acalentar seus filhos durante as viagens em navios utilizados para o transporte de escravos entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e criavam pequenas bonecas. Daí surgiram as Aboyomis, símbolos de resistência, que significam ‘Encontro precioso’ em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Ao final da oficina, as bonecas ficaram expostas para visitação e reflexão.

Outras ações envolveram os ensaios fotográficos que contaram com 18 reeducandas com vestimentas características, exposição de textos e apresentações musicais alusivas à data. De acordo com a diretora geral do CPP, Nívia Seravali, a ação só foi possível com as parcerias firmadas, como o Grupo Abadá, Projeto Abayomi, fotógrafo Fernando Henrique Banzi, servidoras Selma da Silva e Érika Gardinal (produção de cenários e figurinos), Patrícia Tomé (vestimentas), além de Kátia Aparecida e Paula Chamorro (acessórios).