Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/12/19 | Pierre Cruz – Corevali

Agentes da SAP entregam presentes de Natal para crianças carentes

Meninos e meninas de São José dos Campos receberam 456 presentes dos servidores da SAP. Em Caraguatatuba, detentos produziram árvore de Natal de 4 metros

Com a proximidade das festas de final de ano, funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) organizaram a 3ª edição da campanha Natal Solidário, que promove a arrecadação de brinquedos novos para crianças carentes. Em clima natalino, os servidores entregaram, em 15 de dezembro, 456 presentes para meninos e meninas.

Os agentes de segurança penitenciária Jorge Ricardo Salles Ramos, do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos, e Wander de Oliveira Ramos, membro do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) 6 com sede no CDP “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, estiveram à frente do projeto, que mobilizou o corpo funcional dos presídios e parceiros externos. “O objetivo era trazer alegria e mostrar o lado solidário dos profissionais de segurança para toda a sociedade”, afirma Salles Ramos.

Por cerca de dois meses, os benfeitores se deslocaram até a casa de doadores para recolher os brinquedos que também poderiam ser entregues diretamente na portaria do CDP de São José dos Campos. Vestidos de vermelho e acompanhados por outros funcionários da SAP – um deles, fantasiado de Papai Noel –, os agentes chegaram de surpresa em um bairro da cidade mais afastado do centro para realizar a ação. “Conversamos com um morador para acertar a data e o horário, mas chegamos sem avisar”, explica Salles Ramos.

Dentre os presentes, estavam bolas, bonecas, ursinhos de pelúcia, carrinhos, bambolês e outros. “A reação das crianças foi maravilhosa”, afirma Oliveira Ramos. “Todas estavam com um grande sorriso no rosto, algumas até choraram de felicidade ao dar de cara com o Papai Noel, como se não estivessem acreditando no que viam. Foi muito bom, assim como nos anos anteriores”, completa.

ÁRVORE DE NATAL

No Litoral Norte, os reeducandos do CDP "Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira" de Caraguatatuba produziram uma Árvore de Natal de 4 metros de altura com material reciclado – o adorno foi doado para a decoração natalina da cidade e está exposto na frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania do município.

De acordo com Luis Ernesto Alves, diretor do Centro de Trabalho e Educação da unidade prisional, 16 detentos participaram da confecção na oficina de artesanato do presídio. “Aproximadamente 3 mil garrafas PETs que seriam jogadas no lixo foram utilizadas para a produção”, explica Alves.

aasassa
Topo