05/06/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Grupo de circo e teatro se apresenta na Penit. de Presidente Prudente

Peça “A Dança” teve participação dos reeducandos da unidade

Grupo “Os Mamatchas” em apresentação na unidade prisional

Os reeducandos da Penitenciária ‘‘Wellington Rodrigo Segura’’ de Presidente Prudente passaram a tarde de 26/04 em clima de alegria e descontração, ao receberem na escola da unidade o grupo de circo e teatro “Os Mamatchas”. O elenco encenou uma peça intitulada “A Dança” a cerca de 50 alunos das turmas de alfabetização, ensino fundamental e médio.

Em meio à música, dança, acrobacias, palhaçadas e contorcionismos, o público foi convidado a interagir e a participar das brincadeiras, realizando movimentos que exigiam atenção, equilíbrio, flexibilidade, força e, principalmente, senso de humor. “O mais impressionante foi que, no início da apresentação, todos estavam um pouco apreensivos, já que esse tipo de atividade não é muito comum na unidade, mas ao final, foi inevitável os sorrisos e as palmas”, comentou o diretor da penitenciária, José Carlos dos Santos.

O objetivo da apresentação foi quebrar paradigmas em relação ao cerceamento entre presídio e comunidade e dar visibilidade à necessidade de cultura e educação no sistema penitenciário, atentando para sua importância no processo de formação social do sujeito. “A interação entre os artistas e os reeducandos foi muito positiva e estimulante, tanto para os que estão privados de liberdade, quanto para os artistas que elogiaram a forma como foram recepcionados, com bastante carinho e respeito, propondo inclusive novas apresentações na unidade”, disse Santos.

A iniciativa partiu do setor de Trabalho e Educação da unidade, que contou com a colaboração dos funcionários da Diretoria de Segurança e da estagiária Priscila Souza Maldonado. Para avaliar os resultados do evento, foi proposta aos alunos a produção de textos que expressassem as sensações e percepções que tiveram durante a atividade.