18/12/19 | Caio Daniel – Coremetro

Presos da Penitenciária de Parelheiros recebem tratamento em Centro de Especialidades Odontológicas

Parceria entre penitenciária e Prefeitura de São Paulo garante atendimento odontológico aos reeducandos, como cirurgias, correção de fraturas e traumas dentários

Reeducandos da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, unidade prisional ligada à Coordenadoria da Região Metropolitana da Capital (Coremetro), estão recebendo tratamento dentário no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na zona sul da capital.

A assistência é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Prefeitura Municipal de São Paulo e garante aos privados de liberdade atendimentos específicos em endodontia e cirurgias classificadas como menor oral. Entre os serviços estão a remoção de dentes inclusos (que estão dentro do osso), biópsias da cavidade oral, cirurgias gengivais, correção de fraturas e traumas dentários.

A consulta inicial é feita pelo dentista da penitenciária, que avalia o paciente e, caso necessário, o encaminha ao CEO para o tratamento mais adequado. “A parceria firmada com a Supervisão Técnica de Saúde de Parelheiros visa oferecer tratamento especializado aos presos, como em casos de endodontia e em pequenas cirurgias que não podem ser realizadas na penitenciária”, explica o diretor da unidade prisional, Marcos Simioni Junior.

De acordo com ele, todos os procedimentos de segurança são adotados para o transporte dos sentenciados, desde o agendamento da consulta até a escolta feita pelos agentes de segurança. A ação tem o intuito de melhorar ainda mais os atendimentos de saúde prestados à população carcerária. “Nosso objetivo é ampliar a assistência odontológica prestada aos sentenciados e contar com recursos de maior complexidade”, finaliza o diretor.