18/12/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Sentenciados de Itirapina I decoram praça para a chegada do Natal

39 mil garrafas PET foram arrecadas por alunos de escolas municipais

Fim de ano é a época em que praças, shoppings e igrejas começam a ganhar cores, formas e luzes para comemorar o nascimento do menino Jesus. O fascínio surge nos rostos de crianças, jovens, adultos e idosos ao admirarem cada detalhe das decorações.

Na cidade de Itirapina, 39 mil garrafas PET criaram um cenário encantador na praça central. Árvores de natal, casinhas, pisca-piscas, letreiros, presentes, o bom velhinho e um presépio podem ser vistos por quem sai de casa para contemplar a magia da festa.

O que poucos sabem, é que essa beleza que inspira pode partir, muitas vezes, de lugares improváveis, como por exemplo uma unidade prisional. Pela segunda vez, pessoas privadas de liberdade fizeram surgir o encanto natalino na cidade. De um lado, alunos de escolas municipais foram os responsáveis pelos recolhimentos dos plásticos. Do outro lado, sentenciados da penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho”, Itirapina I, recriaram os recicláveis. A liberdade e a prisão estiveram unidas por um bem maior.

A arrecadação aconteceu em parceria com a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Escola Sesi de Rio Claro, no Projeto Natal Luz.

A ação promoveu uma conscientização coletiva sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, preparou os sentenciados, os ensinando a desenvolver técnicas manuais e artesanais que poderão auxiliá-los no aumento da renda familiar quando estiverem em liberdade - um passo no processo da ressocialização.

Para o diretor da unidade prisional, Paulo César de Godoy, “a participação dos sentenciados é de grande relevância, uma vez que eles contribuem com a arrumação da cidade, aprendem sobre o descarte correto de materiais recicláveis e ajudam a amenizar o preconceito da sociedade sobre a população carcerária”, encerra o gestor.