Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/12/19 | Fernanda Nagliati e Amanda de Oliveira - CRC

Doação de cabelos das reeducandas da Penitenciária de Votorantim ajuda crianças com câncer

Projeto “Deixei de ser Rapunzel” ocorre há mais de dois anos na unidade prisional

Possibilitar o sorriso no rosto de uma criança por meio de doações de cabelo é o principal objetivo do projeto “Deixei de ser Rapunzel”, que ocorre há mais de dois anos na Penitenciária Feminina “Oscar Garcia Machado”, em Votorantim.

Em 2019, a ação foi realizada em outubro e reuniu 58 mulheres que se dispuseram a doar suas madeixas ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI) de Sorocaba a fim de confeccionar perucas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tipos mais comuns na fase infantojuvenil são as leucemias, tumores do sistema nervoso central, linfomas e tumores sólidos como neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms. No Brasil, são registrados 12 mil novos casos por ano, representando a primeira causa de morte por enfermidade na faixa etária de 1 a 19.

Pensando em uma atividade social para ajudar os pacientes do GPACI a unidade prisional recebeu cabelereiras e designers de sobrancelhas voluntárias da Escola Ellos Academia de Beleza de Sorocaba para cortar os cabelos das encarceradas que se prontificaram a contribuir com a causa.

O Diretor do Centro de Trabalho e Educação (DCTE), Ademir dos Santos Braca, falou que os benefícios da ação refletem também nas pessoas que fazem a doação. “Essa prática auxilia reeducandas a exercerem o altruísmo e a generosidade, pois é uma ação que proporciona a valorização do ser humano”, conclui Braca.

Já uma doadora, de 31 anos, disse que se coloca no lugar da mãe e se sente bem em poder doar, pois é muito difícil ver uma criança passando por um momento tão triste. “Hoje eu posso ajudar. Quem sabe amanhã não irei precisar? ”, encerra a entrevistada.

GPACI

Há 36 anos o GPACI, com sede em Sorocaba, foi criado com o objetivo de atender crianças e adolescentes com câncer. O Grupo é uma associação de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, organizacional recreativo, cultural e educacional, sem cunho político ou partidário. Sua missão é proporcionar o tratamento da doença, em todas as suas modalidades, dando condições mais dignas e humanas aos pacientes e seus familiares. Segundo o site da associação, o hospital necessita de doações e prestações de serviços nas mais variadas áreas para que funcione regularmente.

*Fontes:
Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-infantojuvenil
Disponível em: http://www.gpaci.org.br/

aasassa
Topo