Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/12/19 | Eliane Borges - Croeste

Hospitais e entidades de saúde recebem doações da PF de Tupi Paulista

Entre os itens estão “polvo do amor”, turbantes, tiaras e toucas. Instituições ainda foram presenteadas com roupa de cama hospitalar

Com espírito natalino, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista presenteou, ao longo do mês de dezembro, várias instituições de saúde da região com durante a 1ª edição do Projeto de Qualificação Profissional de Mulheres Presas “Polvo do Amor”. Por meio deste projeto, reeducandas do sistema prisional confeccionaram 1.708 peças artesanais, como bonecos de crochê e tricô, na forma de polvos, toucas infantis nos modelos dos personagens Capitão América e Frozen, turbantes adultos e infantis e tiaras para adultos.

Entre os contemplados destacam-se o Hospital Regional do Câncer e a ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Estadual, ambos em Presidente Prudente, redes femininas de combate ao câncer de Tupã e de Adamantina, ala pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Dracena, associações de assistência aos pacientes oncológicos e Santas Casas de municípios da região.

Em Adamantina, por exemplo, a entrega foi acompanhada pelo juiz Fábio Alexandre Marinelli Sola, titular da 1ª Vara da Comarca local e juiz auxiliar do Departamento de Execuções Criminais da 5ª Região Administrativa (DEECRIM) e pela juíza Ruth Duarte Menegatti, diretora do fórum e titular da 3ª Vara de Adamantina.

PROJETO

Desenvolvido em parceria com o Poder Judiciário, que realizou a compra dos materiais por meio das penas pecuniárias, o projeto capacitou 30 reeducandas da ala de regime semiaberto durante 120 dias. O curso foi ministrado pela artesã e agente de segurança penitenciária Denise Aparecida Bussula, com auxílio das agentes Rosineia do Carmo Viudes, Nirley Rosemara da Silva e Vânia Bastos.

NOVIDADE

No dia 18 de dezembro, às 10h, a penitenciária entregará, no salão do Júri do Fórum de Lucélia, 400 kits de roupa de cama hospitalar, com lençol, sobre lençol e fronha. Os itens serão direcionados à Santa Casa de Misericórdia de Lucélia, Lar Batista de Crianças e Lar dos Velhos de Inúbia Paulista. Os kits foram confeccionados por 60 reeducandas do regime fechado, em curso de qualificação profissional para operar máquinas de costura e obter noções básicas de empreendedorismo, em parceria com o Poder Judiciário e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

CURIOSIDADE

O polvo de crochê surgiu na Dinamarca com a finalidade de acalmar recém-nascidos prematuros, fazendo com que eles se sintam mais seguros e confortáveis nas incubadoras das maternidades, já que os tentáculos remetem ao cordão umbilical.

aasassa
Topo