Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/12/19 | Pierre Cruz – Corevali

Detentas doam cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer

Cerca de 3 quilos de cabelos foram doados na campanha para a confecção de perucas

A campanha “Cabelo do bem” contou com o apoio de reeducandas da Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé. Em um gesto voluntário, que ocorreu em 19 de novembro, as presas doaram seus cabelos para a produção de perucas que, mais tarde, serão entregues aos pacientes em tratamento contra o câncer. Uma equipe de cabeleireiros da ONG Casa Rosa Beleza do Bem esteve no presídio para a ação.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a ONG e alunas de escolas municipais da Taubaté. Tudo começou quando Michelle Regina da Silva, enfermeira da unidade prisional, entrou em contato com os organizadores da campanha para viabilizar a doação feita pelas sentenciadas. “É prazeroso fazer o bem e tudo o que é bom volta para gente”, acredita a profissional, que também doou algumas de suas mechas.

Cinco cabeleireiros foram recebidos em um estúdio improvisado no pátio interno da penitenciária, decorado pelas próprias sentenciadas. Ali, foram ofereceram cortes modernos para repaginar o visual das internas envolvidas na ação. Michelle destaca que 17 reeducandas se prontificaram a participar do ato solidário, mas outras presas foram ‘contagiadas’ pelo clima do momento e resolveram participar. “Elas perceberam que cabelo cresce de novo e apoiar quem precisa é mais importante”, explica Michelle.

As detentas fizeram fila para fazer parte do projeto. Dando adeus a um longo rabo de cavalo, a interna Lígia, de 29 anos, se sentiu grata por poder fazer o bem. “Eu gostei do meu novo penteado e, além de ficarmos com a aparência renovada, é uma atitude que faz bem para o coração”, diz. Ruiva, Jucelaine, uma presa de 21 anos, doou 40 centímetros dos seus cabelos. “Pensei nos pacientes e também no calor”, brinca. “Estou até aliviada”, completa.

Segundo a avaliação da coordenadora da Casa Rosa Beleza do Bem, Maria Sandim, foram doados aproximadamente 3 quilos de cabelos pelas reeducandas para a confecção das perucas. “Eu vi muita flexibilidade por parte das meninas, que vinham com um sorriso no rosto participar da ação”, afirma Maria. “Esse gesto tem um efeito imediato na autoestima dos pacientes, principalmente em mulheres e crianças que lutam contra o câncer”, acrescenta.

aasassa
Topo