Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/12/19 | Caio Daniel – Coremetro

Servidores da SAP se formam em curso de instrutor de Ioga

Certificado internacional qualifica novos professores a ministrarem Ioga a funcionários e presos do sistema prisional

No dia 18 de novembro, no auditório da sede da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), foi realizada a formatura de sete servidores participantes do curso de Instrutor de Ioga, oferecido pelo Centro Cultural da Índia “Swami Vivekananda”. O projeto é uma parceria entre a SAP e o Consulado Geral da Índia, que ofertou aulas voltadas à formação de mestres iogues entre os funcionários.

A certificação qualifica os novos professores a ministrarem aulas de Ioga para presos e servidores do sistema prisional. De acordo com o Secretário Executivo da SAP, Luiz Carlos Catirse, o objetivo é que os profissionais capacitados possam multiplicar as técnicas nos estabelecimentos penais e administrativos pela Pasta nos próximos meses.

A diretora do Centro Cultural da Índia em São Paulo, Puja Kaushik, parabenizou os formandos. Segundo ela, os ex-alunos estão preparados não só para dar aulas de ioga, mas também para treinar e capacitar outras pessoas.

Marcaram presença no evento o cônsul da Índia, Amit Kumar Mishra, a Coordenadora de Saúde do Sistema Prisional, Solange Pongelupi, o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Antônio José de Almeida, e a diretora do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), Iracema Jasson.

Benefícios para a saúde

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ioga auxilia no tratamento de diversos tipos de doenças, como insônia, asma, diabetes, hipertensão e enxaqueca. Paralelamente a isso, também promove o condicionamento físico, ajuda no processo de emagrecimento, controla a pressão e os batimentos cardíacos, fortalece a musculatura, melhora o desempenho sexual e a qualidade do sono.

aasassa
Topo