Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/12/19 | Portal do Governo e Assessoria de Inprensa SAP

Governo do Estado de São Paulo entrega presídio em Caiuá

Unidade prisional é inaugurada com celas automatizadas, raio-x, portal detector de metais e escâner corporal

Foi entregue nesta segunda-feira (2), o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá. A unidade tem capacidade para abrigar 823 presos e 11.514,18 m² de área construída.

O investimento foi de R$ 56,9 milhões, com R$ 18,7 milhões provenientes do Governo Federal, por meio Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e o restante com recursos do Governo de São Paulo.

“A partir do dia 5 de dezembro, aqui não será mais um Centro de Detenção Provisória. Será uma penitenciária. Isso tem um efeito importante no sistema penitenciário do estado. Esta é a quinta penitenciária que entregamos na nossa gestão. Até 31 de dezembro, mais cinco serão entregues, operando entre janeiro e março”, disse Doria.

A unidade foi entregue já totalmente automatizada. Desenvolvido 100% por técnicos da SAP, trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. A nova unidade foi inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal, escâner corporal e telas de proteção nas áreas de segurança.

“São mais de 823 vagas que se somam ao sistema penitenciário paulista, que é o maior sistema penitenciário do Brasil e o mais seguro também. São 170 profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária que já estão aqui e outros 20 vão se somar a eles”, afirmou o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo.

O novo presídio foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. Ele possui pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

A nova unidade está localizada na Estrada Vicinal de Acesso, km 1, altura do km 634 + 240m da Rodovia Raposo Tavares (SP 270), em Caiuá, a mais de 600 quilômetros da capital paulista.

aasassa
Topo