Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/11/19 | Assessoria de Imprensa - SAP

Exposição montada pela SAP abordou literatura no sistema prisional paulista

Mostra foi realizada em outubro na biblioteca do Parque Villa-Lobos

Esteve em cartaz até outubro a exposição ‘Libertas: leitura e literatura nas prisões’, dentro da biblioteca pública do Parque Villa-Lobos. A iniciativa foi do Fórum de Cultura, Trabalho e Cidadania.

A mostra contou com trabalhos desenvolvidos por reeducandos e também egressos do sistema prisional. Ao todo, foram três ambientes para visitação: 'Cárcere e a Literatura', 'Literatura no Cárcere' e, por fim, as 'Políticas de Livro, Literatura e o Sistema Prisional', sendo expostas obras literárias e resenhas feitas pelos reeducandos. Durante a visitação, o público contou ainda com o auxílio de monitores que são estudantes e pesquisadores universitários, além de reeducandos do sistema de regime semiaberto e egressos. A iniciativa foi da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Além da visitação, outras ações especiais aconteceram durante a exposição, como a Roda de Conversa ‘Identidade e Diversidade: liberdade das vozes pela escrita’, realizada por Charles W. Brodin, diretor técnico de saúde do Centro de Políticas Específicas da SAP, e também o Sarau LIBERTAS, comandado por Juraci Oliveira - FUNAP/SAP.

A exposição teve apoio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), em parceria com a Biblioteca Parque Villa Lobos. Também apoiaram a iniciativa os projetos Tapera Taperá e Leitura Liberta, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), o Museu da Energia de São Paulo, a Associação SP Leituras, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo.

aasassa
Topo