Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/11/19 | Kelma Jucá – Corevali

CDP de Caraguatatuba produz casinhas de cachorro

Iniciativa surge como proposta criativa para utilização de material reciclável, até então sem destino

O que antes era lixo se transformou em matéria-prima para a produção de casinhas de cachorros no Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira”, o CDP de Caraguatatuba. A ideia criativa é um exemplo de que um problema pode se tornar uma oportunidade quando o foco é solução.

Tudo começou com a dificuldade encontrada para descartar corretamente as caixas de madeira deixadas na unidade após a entrega de frutas e hortaliças. A partir daí, Luis Ernesto Mendes Alves e José Paulo Girotto, servidores que atuam no Centro de Trabalho e Educação do CDP, começaram a estudar o perfil da população carcerária da unidade para então desenvolver uma atividade laborterápica.

A partir disso, encontraram no conhecimento em Artes Plásticas do reeducando Marcelo, de 49 anos, uma brecha para dar novo significado aos caixotes de madeira até então sem serventia. E assim surgiu o projeto “Cão tem lar, cão tem casa”.Não há gastos para a produção das casas de cachorros, uma vez que o material necessário – além da madeira proveniente dos caixotes –, como pregos, parafusos, lixas, colas, etc., é doado pela sociedade civil, por ONGs que cuidam da causa animal e até por alguns servidores que aprovaram a ideia.

Da mesma forma, não existe lucro, pois o produto final não é comercializado. “Com a concepção do projeto, agregamos valor social, já que as casinhas produzidas têm como destino entidades que cuidam de animais abandonados, incentivando, assim, a adoção e incutindo nos presos a sensação de estar contribuindo com uma ação social”, explica o diretor geral do CDP de Caraguatatuba, Alan Carlos Scarabel de Souza.

A produção

Os primeiros experimentos começaram em meados de julho e, até agora, foram entregues cerca de 50 unidades. Para profissionalizar a iniciativa, foi montada uma linha de produção onde trabalham, hoje, 16 reeducandos em diversas etapas do processo. Eles recebem remição de pena pelo trabalho.

Para atender os cachorros abandonados, o projeto passou a fabricar casinhas com três tipos de tamanho, levando em consideração a estatura média dos bichinhos encontrados nas ruas.

O destino

As casinhas de cachorro produzidas no CDP de Caraguatatuba são destinadas exclusivamente para animais abandonados. Já foram doadas casas para o projeto “Dia da Causa Animal”, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, e para ONGs protetoras de animais da região.

De acordo com a demanda, também são doadas casinhas para o canil da Penitenciária “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra”, a P I de Tremembé e o abrigo que acolhe cães de rua da cidade de Taubaté.

aasassa
Topo