25/11/19 | Kênia Pereira – Coremetro

Unidades prisionais da Coremetro promovem ações de reflexão no Outubro Rosa

SAP investiu na informação como ferramenta de prevenção ao câncer de mama

Como de costume, o mês de outubro nunca passa em branco nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). Todos os estabelecimentos penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) apoiaram a campanha Outubro Rosa para combater o câncer de mama e de colo de útero, tendo a informação como principal ferramenta de prevenção.

A ação teve como objetivo destacar a importância de estar atento aos primeiros sinais do câncer de mama. Paralelamente a isso, a campanha focou na realização do autoexame e no apoio familiar durante o processo de descoberta e de tratamento da doença.

Durante o Outubro Rosa, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) de cada unidade prisional realizaram ações contra o câncer de mama. Na força-tarefa, não faltaram rodas de conversa, cine pipoca, sorteio de kits de beleza, oficinas de automaquiagem, distribuição de broches e de laços rosas, entrega de panfletos e flores. Os estabelecimentos penais também promoveram palestras sobre cuidados com a saúde da mulher, ministradas por psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, médicos clínicos e ginecologistas.

Na prática

Na Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha, os servidores promoveram uma campanha de arrecadação de lenços para serem doados ao Centro de Retaguarda “Fabiano de Cristo”, em Caieiras, que atende pessoas com Patologias Oncológicas.

Já no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, a servidora Adriana Carvalho compartilhou com outros funcionários um relato pessoal sobre a importância de identificar, precocemente, o câncer de mama. Contou, ainda, como ela deu a volta por cima após a descoberta da doença. A funcionária também promoveu uma reflexão sobre a valorização da mulher em vários aspectos da vida profissional e pessoal.

Unidades que aderiram à campanha Outubro Rosa:

•   CDP de Belém I e II
•   CDP de Diadema