29/05/12 | Rosana Tenreiro - Assessoria de Imprensa - SAP

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Inauguração da Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Osvaldo Cruz

Uma das medidas necessárias para que o cumprimento de pena seja feito com dignidade é o combate diuturno que a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) vem fazendo com relação à superlotação nas unidades prisionais paulistas. Além do Plano de Expansão de vagas prisionais, com a construção de 49 unidades, a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), promove a expansão quantitativa e qualitativa da aplicação das penas de prestação de serviços à comunidade, através das Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs).

Em parceria com as prefeituras de Fernandópolis e Osvaldo Cruz, a Pasta inaugurou mais duas Unidades de Atendimento de Reintegração Social, nos dias 24 e 25 de maio, respectivamente. Há no total, 47 CPMAs por todo o Estado de São Paulo. As Centrais fazem o acompanhamento de cerca de 16.850 pessoas que prestam serviços à sua comunidade, em uma medida punitiva de caráter educativo e socialmente útil, imposta ao autor da infração penal, que não afasta o indivíduo da sociedade e não o exclui do convívio social e familiar.

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Inauguração da Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Fernandópolis

Durante os eventos, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes informou que o objetivo das Unidades é promover a reintegração social dos egressos do sistema prisional e acompanhar pessoas que cumprem suas penas, através da prestação de serviços à comunidade.

“Vamos dar uma segunda chance às pessoas que cometeram pequenos delitos. Não é justo que elas convivam com quem cometeu crimes graves; por outro lado, pagar apenas a distribuição de cestas básicas, também não é a melhor alternativa”, finaliza Gomes.

O coordenador da CRSC, Mauro Rogério Bitencourt agradeceu imensamente as novas parcerias e esclareceu que o Programa de Penas e Medidas Alternativas, que teve início em 1997, já atendeu mais de 90 mil pessoas. O índice de reincidência observado no programa é de 5,7% e o custo do apenado é de R$22,90 mensais.

A SAP agradece o empenho dos prefeitos Luiz Vilar de Siqueira (Fernandópolis) e Valter Luiz Martins (Osvaldo Cruz) na criação das novas unidades.