Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/11/19 | Eliane Borges - Croeste

Escola Pró-Egresso é inaugurada na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

Projetos profissionalizantes são para reeducandas da ala de Progressão

A Escola Profissionalizante Pró-Egresso, inaugurada em 15/10 na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, está a todo vapor: a partir do dia 18/11, o local já será utilizado por três turmas com 25 reeducandas cada, para aulas teóricas de pintura em prédios públicos pelo Programa Via Rápida. Com três salas, o lugar já vem sendo utilizado pelo Projeto “Polvo do Amor” (leia mais abaixo) e pelo Curso de Horticultura.

A inauguração da Escola ocorreu durante a cerimônia de abertura da Jornada da Cidadania e Empregabilidade do presídio, e conta com salas de aula com acessibilidade, biblioteca, sala de professores e sanitários, além de equipamentos como carteiras, cadeiras, bebedouros e ventiladores.

A obra viabilizará aulas e cursos a reeducandas da ala do regime semiaberto pelo Programa Via Rápida, Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), Educação para Jovens e Adultos (EJA), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e cursos da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

Cursos

O Projeto de Qualificação profissional de Mulheres Presas “Polvo do Amor” é uma oficina de crochê com técnica de amigurumi, quando 45 reeducandas confeccionam “polvos” para bebês de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, como também, tocas, faixas de cabeça e turbantes para crianças e mulheres em tratamento de quimioterapia. O trabalho tem a parceria do Poder Judiciário, que doa os materiais, cuja produção será entregue no final de novembro.

Na sala ao lado, outras 25 presas realizam um curso de Horticultura, pelo Programa Meu Emprego, promovido pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e executado pelo Centro Paula Souza. As aulas, tanto teóricas quanto práticas, seguirão até o final do mês.

Jornada da Cidadania e Empregabilidade

É uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da CRSC, e tem como objetivo oferecer às reeducandas um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-las na retomada da vida em liberdade, como emissão de documentos civis.

aasassa
Topo