Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/11/19 | Mariana Amud – Coremetro

Sistema prisional é tema de livro publicado por servidores da SAP

“Prisões, pessoas presas e justiça penal: contribuições interdisciplinares na contemporaneidade” é dedicado a professor e pesquisador

Buscando propor alternativas compreensivas aos pensamentos e às práticas cotidianas da execução de penas, 15 autores da Psicologia, do Direito e do Serviço Social estiveram à frente do livro “Prisões, pessoas presas e justiça penal: contribuições interdisciplinares na contemporaneidade” (Editora CRV), organizado por Rosalice Lopes e Altiere Duarte Ponciano Lima e dedicado ao Prof. Dr. Alvino Augusto de Sá.

Entre os autores estão oito funcionários e ex-funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que atuam na área de psicologia e assistência social no cumprimento das atividades burocráticas que os cargos demandam. Além disso, têm visões atentas, escuta ativa e ideias sobre as prisões a partir da perspectiva humana.

Os artigos que compõem a obra abordam temas diversos, como Justiça e sistema prisional, passando pelos embates que os servidores enfrentam dentro das unidades até reflexões sobre a população privada de liberdade, seus comportamentos e as medidas de ressocialização.

Por unanimidade, os autores relataram sobre a falta de material científico na área. Para a psicóloga da Penitenciária José Parada Neto, de Guarulhos, e servidora da SAP há 10 anos, Maria Isabel Hamud Sorelli, “esse foi um trabalho conceitual construído dentro do cotidiano de quem atua na área, aliando a teoria e a prática nos temas”. A psicóloga também ressaltou a importância de escrever sobre o próprio ofício, na busca de pensar em melhorias e alternativas as práticas do dia a dia.

Uma das organizadoras do livro, a psicóloga e ex-servidora da SAP, Rosalice Lopes, mencionou a importância dessa obra como instrumento para reconsiderar parte das avaliações e técnicas aplicadas por psicólogos e assistentes sociais no sistema prisional paulista.

“Prisões, pessoas presas e justiça penal: contribuições interdisciplinares na contemporaneidade” é dedicado ao Prof. Dr. Alvino Augusto de Sá, psicólogo, professor livre docente da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e autor de diversos livros e que morreu este ano. Ele dedicou sua carreira a estudar e compreender o atendimento às pessoas que cumprem pena nas prisões sob o ponto de vista da Criminologia Clínica no Brasil.

Atualmente, o Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (Gducc), criado por Alvino Augusto de Sá, continua atuante em unidades prisionais de São Paulo. A proposta do grupo é aproximar estudantes universitários do sistema prisional e manter aberta a comunicação entre a sociedade civil e o cárcere.

aasassa
Topo