08/11/19 | Pierre Cruz – Corevali

Servidores da Corevali são homenageados no prêmio “Gente que faz +”

SAP reconheceu 12 ações de servidores do ambiente prisional nas regiões do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Baixada Santista

Funcionários da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) foram homenageados pelo desempenho que tiveram durante o trabalho durante a 2ª Edição do “Reconhecendo gente que faz +”, realizada em 15 de outubro. A cerimônia foi no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) de Taubaté.

O evento é promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) da Pasta. O objetivo foi valorizar e demonstrar o reconhecimento da Secretaria aos colaboradores do ambiente penitenciário que tiveram ideias inovadoras, criadas para otimizar o dia a dia nos presídios.

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali selecionou 12 ações desenvolvidas por servidores da Instituição, de forma individual ou em equipe, para serem destacadas na ocasião. Os escolhidos foram parabenizados pelo secretário da SAP, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, pelo Coordenador Regional, Nestor Pereira Colete Junior, e pela Diretora do GQVidass, Iracema Costa Jansson.

“Não poderia deixar de vir cumprimentar os funcionários pelos esforços adicionais”, afirmou Restivo. “O que vimos aqui são atitudes que superam as nossas obrigações e podem ser aplicadas em todo sistema prisional, temos um verdadeiro celeiro de talentos na SAP”, completou o secretário.

A premiação levou em consideração os projetos realizados durante os anos de 2018 e 2019. O engajamento do corpo funcional de presídios do Vale do Paraíba, do Alto Tietê e da Baixada Santista foi reconhecido pelo coordenador da área. “Quando estamos acima da média, a gente surpreende os nossos colegas e se torna um exemplo”, reflete Colete Junior. “Eu vejo aqui homens e mulheres que merecem respeito pelo seu trabalho e que amam o que fazem”, diz.

HOMENAGEADOS

Sede da Corevali: a auxiliar de enfermagem Maria Lúcia Gálea recebeu destaque por promover a interação entre os funcionários de diferentes setores, além de organizar uma “vaquinha” para a compra de uma prótese ortopédica para uma servidora da Coordenadoria com necessidades especiais.

Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico: os servidores Elcias Gonçalves de Souza, Helena Alves de Oliveira e Maria Helena dos Santos foram premiados pela criação do projeto “Vamos fazer arte – grupo de teatro Em Cena”, com peças que abordam questões sobre a dependência química os internos.

Penitenciária 2 de Potim: com seu conhecimento prévio sobre monitoramento, o funcionário Marco Aurélio Rodrigues Costa implantou um sistema de vigilância por vídeos na unidade prisional.

Penitenciária 2 de São Vicente: uma equipe formada pelos servidores Rosemaria da Silva dos Reis, Giullio César Gizzi, Wagner da Cruz Alves, Regiane Alves Amancio, Gilberto Ribeiro Filho e Jailton Caires Oliveira foi responsável pela pavimentação da rua de acesso ao presídio e a construção de novas sedes para setores da unidade prisional.

Penitenciária Feminina 2 de Tremembé: a agente de segurança penitenciária Ana Amélia Yamasaki Fernandes recebeu destaque especial por sua solicitude ao ouvir e dar conselhos a outros funcionários do estabelecimento penal.

Penitenciária 1 de Tremembé: o servidor Gilberto Camoese desenvolveu e executou processos laborais que proporcionaram agilidade e economia ao presídio.

Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba: o agente Davi Silveira Bargas coordenou a reforma da cozinha na área de carceragem da unidade prisional e projetou e instalou portas de acesso dos pavilhões habitacionais às áreas de trabalho, educação e cozinha do presídio, com o objetivo de proporcionar mais segurança aos funcionários.

CDP de Mogi das Cruzes: os funcionários André Gonçalves da Silva, Dayan de Deus Rocha, Eduardo Henrique de Oliveira Haraki, Fernando Bergamasco Rossini e Fernando Hermelindo da Silva foram premiados pelo desempenho expressivo no número de documentos pessoais confeccionados para os reeducandos.

CDP de São José dos Campos: o agente Eniselton Vitor dos Santos Alves foi o responsável por uma horta plantada e cultivada na unidade prisional que funciona como atividade laborterápica aos detentos.

CDP de Suzano: preocupado com a acessibilidade do presídio, o servidor Raimundo Nonato Alves de Lima criou rampas de acesso, balcões para cadeirantes e sinalizações, além de promover a reforma da biblioteca volante para os internos.

CDP de Taubaté: o estabelecimento penal se tornou ainda mais seguro com a instalação de portas deslizantes, que evitam o contato direto entre presos e funcionários, projetadas pelos servidores Marcos Roberto Medaglia, Amilton de Vasconcelos, Fabiano Oller, Humberto de Jesus Souza, Mauro Thiago dos Santos, Nilton Lage Passos e Sandro Penha.

Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá: o destaque foi o agente Astrogildo Borges de Oliveira, que aperfeiçoou o sistema de monitoramento com a criação de estratégias de vigilância do presídio.