06/11/19 | Kênia Pereira – Coremetro

Agente é responsável pela horta e estufa no CPP de Franco da Rocha

Toninho trabalha há 30 anos na unidade prisional e auxilia reeducandos na plantação e colheita dos alimentos

Formado em Engenharia Agrônoma, Antônio Marcos Alves de Oliveira, o Toninho – como é carinhosamente chamado -, é agente de segurança há 30 anos no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, estabelecimento subordinado à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e administrado pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

O servidor é, há sete anos, o técnico responsável pelo projeto “Plantando Saúde”, onde supervisiona os reeducandos do regime semiaberto que fazem a manutenção do ambiente.

A horta existe desde 1990, porém ganhou maior valor recentemente graças à dedicação de Toninho, que coordena o projeto e auxilia os detentos na plantação e na colheita dos alimentos.

Para ele, o contato com a natureza e o transferir do conhecimento aos reeducandos o fez sentir muito mais próximo do profissional que se tornou. “Me sinto desafiado a torná-los [reeducandos] pessoas que tenham uma visão para o futuro, amor pela terra e uma alimentação mais saudável. Em cada montagem de canteiro, semeadura, irrigação e colheita vejo o progresso e a visão sendo implantada e desatada sobre os reeducandos”.

Para o diretor geral do CPP, Eduardo Vilas Boas, o trabalho desenvolvido por Toninho é de excelência e de comprometimento, pois auxilia em todo processo de ressocialização dos detentos.

Projeto Plantando Saúde

Apesar de implantado na unidade prisional desde 1990, foi a partir de 2013 que as atividades na horta ganharam um novo significado. Com o projeto “Plantando Saúde” foram acrescidos ao trabalho os valores laborterápico e de ressocialização aos reeducandos, que também são capacitados quanto ao manejo, plantio e fornecimento de alimentos de qualidade, saudáveis e sem agrotóxicos.

O projeto de estufa iniciou em 2018, desde então, cerca de 60 detentos já forneceram mão de obra. Atualmente, oito reeducandos trabalham na colheita e na manutenção do espaço sob a supervisão do agente Toninho. Dentre a grande variedade de verduras e legumes produzidas estão: alfaces crespa (verde e roxa) e americana, escarola, rúcula, almeirão, cebolinha, coentro, salsa, couve manteiga, couve-flor, brócolis, jiló, berinjela, abobrinha, mandioca e quiabo.

Toda a produção é consumida pelos servidores e reeducandos da unidade.