24/05/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

PI de Pirajuí promove palestra sobre drogas

A prevenção, o uso e os efeitos das drogas foram abordados na unidade

Reeducandos da PI de Pirajuí assistem atentamente à palestra sobre drogas

Visando conscientizar os reeducandos quanto aos danos provocados pelo consumo de drogas, a Penitenciária "Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz" (PI) de Pirajuí promoveu a palestra “Drogadicção”, em 20/03.

A Diretora de Saúde da Coordenadoria da Região Noroeste, Maria Laura Carneiro Volpato e a Irmã Nadir da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus abordaram a prevenção, o uso e os efeitos das drogas no organismo e na sociedade em geral, em evento que reuniu 36 reeducandos. “É de se destacar a importância da palestra sobre drogas para nós reeducandos do sistema prisional. Tenho notado que a maioria dos sentenciados ou são ou foram usuários de algum tipo qualquer de droga”, comentou um dos participantes.

A Diretora do Núcleo de Atendimento à saúde da PI, Sandra Maria Nardoto Prado Loureiro, explicou que a base da recuperação dos dependentes está no reconhecimento de que existe um problema, este percebido após uma autoavaliação. “Obtendo o desejo de parar com o uso dessas substâncias psicoativas, os reeducandos estarão motivados a buscar ajuda”, afirmou.

“A palestra foi muito boa para abrir os olhos de quem usa droga e bebida, servindo também para a gente pensar mais na mulher e nos filhos, porque o vício atrapalha a vida e faz a gente ir para o crime", observou um sentenciado. Segundo Sandra, o objetivo da medida foi atingido, pois houve uma efetiva participação dos detentos, que se mostraram interessados no tema.

A unidade prisional realiza mensalmente palestras sobre diversos temas ligados à saúde e bem estar, como tabagismo, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), doenças infectocontagiosas, entre outros.