23/10/19 | Pierre Cruz - Corevali

Presos de Tremembé lançam 3ª edição de livro de poesias

Evento contou com apresentação artística e a presença de convidados

Os presos da Penitenciária “Dr. Augusto César Salgado”, a PII de Tremembé, acabam de lançar a 3ª edição de um livro artesanal de poesias, fruto do projeto “Café Literário” - um encontro semanal com conversas sobre literatura entre os detentos ¬- que acontece desde 2016. Os reeducandos se reuniram no dia 1º de outubro para o lançamento, em um evento que contou com apresentações culturais e a entrega dos exemplares.

Os textos escolhidos para a obra, intitulada “Palavras para florir a vida”, foram os melhores poemas, prosas e contos publicados em um folhetim bimestral produzido pelos internos. Na abertura do evento, o preso Laércio recitou “O Menestrel”, de Veronica Shoffstall, ao som de “Bolero”, de Maurice Ravel. “É com a arte que consigo levar a mente para fora do presídio”, reflete o detento de 44 anos.

Os livros foram confeccionados à mão pelo preso Gil, de 36 anos, um dos idealizadores do projeto. “Tivemos o apoio de todos e fizemos uma miscelânea maravilhosa”, conta o reeducando. Ao todo, 40 exemplares foram produzidos e entregues aos participantes do “Café Literário” e para convidados. A obra também foi ilustrada com desenhos feitos pelos próprios sentenciados.

A diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (CRAS) da penitenciária, Adriana Campos, foi homenageada pelos internos e agradeceu a participação dos reeducandos. “Só estamos aqui porque acreditamos na humanização do sistema prisional”, pontua. “Tenho prazer de estar à frente desse trabalho que contribui para o autoconhecimento dos detentos. Eles podem estar aqui fisicamente, mas seus pensamentos e suas histórias não estão”, afirma.

CAFÉ LITERÁRIO

O projeto do Café Literário é um encontro semanal na penitenciária com oficinas literárias, dinâmicas, concursos e discussões sobre literatura e palestras com escritores. Os presos se reúnem para debater obras e compartilhar textos de autoria própria com um tema bimestral – já foram trabalhados tópicos como mitologia grega, histórias de terror, culturas regionais, orgulho negro, ficção científica, dentre outros.

Um quadro de atividades artísticas acontece de forma integrada ao grupo de leitura, garantindo a profusão sobre os assuntos tratados. Dentre as ações, há exibição de filmes, montagens de peças teatrais e o Mural Cultural, inaugurado neste ano para a exposição de textos, charges e poesias dos presos no espaço dos pavilhões habitacionais.