Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/10/19 | Pierre Cruz – Corevali

Penitenciária Feminina de Tremembé promove Semana Odontológica

Ao todo, foram realizados 172 procedimentos em reeducandas

Presas da Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé receberam a primeira edição da Semana Odontológica na unidade prisional nos dias 3 e 4 de outubro. O evento foi organizado em parceria com o Conselho da Comunidade de Taubaté e contou com o apoio de dentistas voluntários, que fizeram 172 procedimentos odontológicos em 43 reeducandas.

Para reforçar a ação, um ônibus do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), com consultório adaptado, ficou estacionado na área do estabelecimento penal para atendimento a quem cumpre regime fechado e regime semiaberto. As detentas fizeram restaurações com resina, raspagens dentárias, exodontia (remoção cirúrgica de um elemento dentário) e curativos. A presa Eliomaria, de 41 anos, sentia dores nos dentes e na gengiva e aproveitou a oportunidade para passar por consulta. “Para nós, a ação é boa porque é um serviço a mais”, afirma.

Um dos profissionais presentes no mutirão foi o dentista José Henrique Marino Junior, que faz parte da equipe de saúde do Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos”, o CDP de Taubaté, e que foi convidado para estar no evento. Segundo ele, a Semana Odontológica teve como finalidade aumentar a autoestima das presas por meio da saúde bucal. “Além das ações práticas, trabalhamos com a conscientização sobre a higiene bucal e a forma como a higienização deve ser feita, pois a técnica incorreta pode provocar doenças”, explica.

Ao término dos atendimentos, as sentenciadas receberam um kit com pasta e escova de dentes para estimular os hábitos de limpeza. “Para o presídio é bom receber esse reforço e todas as reeducandas foram embora felizes e com o sorriso limpo”, avalia Michelle Regina da Silva, Diretora do Núcleo de Reintegração e Atendimento de Saúde da penitenciária.

A ação seguiu os mesmos moldes das Semanas Odontológicas que ocorreram na Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima”, a P1 de Potim – ação contemplada com o prêmio Mário Covas em 2017. A presidente do Conselho da Comunidade de Taubaté, Maria Teresa Ivo, esteve presente na ação e falou sobre a importância desse trabalho. “Além do tratamento bucal, o que entra em voga é a atenção oferecida para a presa, que é tratada de igual para igual, com respeito, e tem a oportunidade de se expressar não como uma detenta, mas como um ser humano”, acredita.

aasassa
Topo