21/10/19 | Sonia Pestana – Coremetro

O sonho do reconhecimento

CPP de Butantan promoveu 14ª edição do Concurso Beleza Atrás das Grades

Autoestima sempre é bem-vinda. Esse sentimento permeou a 14ª edição do Concurso de Cultura, Simpatia, Mister e Beleza Atrás das Grades, fazendo ressurgir a alegria e a união entre as sentenciadas no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira”, de Butantan, no dia 25 de setembro.

Com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), o CPP promoveu o evento mais esperado do ano entre as reeducandas. Nos dias que antecederam a ação, as conversas estavam focadas no evento de premiação. E não era para menos: é um momento em que as qualidades das candidatas ganham reconhecimento.

Organização e apoio

O CPP promove o concurso desde 2004. Todas as sentenciadas podem participar e, segundo a organização, as inscrições começaram em julho. Em agosto, foi feita a pré-seleção das candidatas e, em setembro, enfim, a grande premiação agitou a unidade prisional. Para a final foram 19 candidatas que concorreram nas categorias Cultura, Simpatia, Mister e Beleza.

A ação contou com o apoio das Igrejas Batista e Universal, Grupo In Omertá, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Secretaria Municipal da Mulher do município de Cotia, professores da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da escola vinculadora “E.E. Pedro Fonseca”, dentre outros.

Reconhecimento

Para as reeducandas que disputaram a final do concurso, o processo de reconhecimento durante o evento fez toda a diferença. Elas garantem que valeu a pena participar, independente das escolhas dos jurados.

Com a redação “O poder de realizar”, texto que enalteceu a importância dos estudos, Shirlley Anne Marconi conquistou o primeiro lugar como Miss Cultura. Ela ressaltou que não basta ter o desejo, é necessário trabalho duro para ir atrás dos objetivos. E revelou o segredo do sucesso: “Estar disposto a aprender e aprender sempre”.

A Mister, Débora Dias, mais conhecida como “Dê’’, destacou que saiu duplamente vencedora no concurso. Um dos obstáculos foi superar a timidez e o outro ter coragem de cantar em público músicas de sua autoria. Já a Miss Simpatia, Letícia da Silva, foi além ao dizer que aquele foi o momento mais feliz de sua vida.

Para a Miss Beleza, a sul-africana Pamellah Nbali Ndlovu, o simples fato de ter participado do concurso já fez a diferença em sua vida. “A vida não para na cadeia. Quero aproveitar todas as oportunidades de estudo ou trabalho para dar o melhor”, destacou.