Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/10/19 | Fernanda Nagliati e Amanda de Oliveira - CRC

CRC inicia curso com método do Instituto Augusto Cury

A primeira fase do Programa, chamado Gestão da Emoção, reuniu servidores das unidades prisionais

Os diretores gerais de unidades subordinadas à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) participaram da primeira fase do treinamento de capacitação de inteligência emocional, desenvolvido pelo Instituto Augusto Cury: O Programa Gestão da Emoção (Proemoção).

O treinamento, realizado na CRC, no dia 20 de setembro, foi ministrado pela Psicóloga e Consultora de Ensino, Monique Rampin. Durante a reunião, ela falou sobre técnicas de controle emocional e como o autogerenciamento das emoções pode promover a qualidade de vida no ambiente prisional.

A aplicação do curso é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Escola da Inteligência, que realiza seus trabalhos por meio do Instituto Augusto Cury.

A primeira parceria entre o Instituto e o sistema penitenciário paulista ocorreu em setembro de 2015, na Coordenadoria da Região Oeste. Motivada por conta dos resultados positivos alcançados no passado, a SAP estendeu o programa para outras coordenadorias, contemplando a CRC neste segundo semestre.

Ainda segundo Monique, a ideia, inicialmente, é realizar a capacitação com servidores que possuem formação superior ou técnica em Psicologia ou Serviço Social para que estes - chamados de multiplicadores - desenvolvam o curso dentro das unidades prisionais da CRC, por meio de palestras, que deverão ocorrer a cada 15 dias ou conforme a necessidade.

Programa Gestão da Emoção

Resultado de mais 30 anos de pesquisas e produção de conteúdo, o Programa Gestão da Emoção foi desenvolvido por Jorge Cury, Psiquiatra, Professor e escritor com mais de 15 milhões de livros vendidos.

Para Monique, o programa, que é gratuito, visa prevenir transtornos e problemas psíquicos, emocionais e de relacionamento. “É fundamental aprender a gestar suas próprias emoções para uma equilibrada qualidade de vida”, esclareceu a psicóloga.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, no Brasil, os casos de depressão somaram mais de 11,5 milhões de pessoas. As previsões da OMS levam a crer que, em até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.

Fontes:
Disponível em: https://augustocury.com.br/
Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,depressao-sera-a-doenca-mental-mais-incapacitantes-do-mundo-ate-2020,70002542030

aasassa
Topo