24/05/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Quebrando preconceitos atrás das grades

CR de Presidente Prudente discute diversidade sexual com presos

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Detentos se reúnem em diálogo sobre diversidade sexual

Durante o período de reclusão, o reeducando tem a oportunidade de refletir sobre suas ações e rever o modo de enxergar o mundo. No início do ano, o Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente abriu um diálogo sobre um tema tratado como tabu: a diversidade sexual. A iniciativa decorreu de um pedido de visita íntima homoafetiva, que fez com que a diretora da unidade, Célia Regina Silva Martins, visse a necessidade de informar os presos sobre as legislações pertinentes a esse assunto e promover um diálogo que quebrasse preconceitos e inquietações.

O processo de informação e discussão foi realizado em etapas. Primeiramente, um grupo de reeducandos multiplicadores assistiu a uma palestra sobre legislação e conquistas dos homossexuais, em que foi feita a explanação da adequação dos regimentos da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), para que fossem garantidos os direitos de visita, independente da orientação sexual do sentenciado.

Os reeducandos homossexuais também receberam as informações e tiveram espaço para esclarecer suas dúvidas.

O diretor do Centro de Políticas Específicas da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, André Luzzi Campos, iniciou o diálogo com os detentos, acompanhado pela psicóloga do CR, Andressa Malheiro e a assistente social Ivone Aparecida Cruz. Os reeducandos participaram da discussão de forma ativa e questionadora, cumprindo o objetivo proposto pela direção da unidade.