17/10/19 | Fernanda Nagliati e Amanda de Oliveira - CRC

Voluntários da PUC de Campinas fazem mutirão de saúde no CPP de Hortolândia

Reeducandos, familiares e servidores foram beneficiados com a ação

Os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia (CPPH) participaram, no dia 14/09, do primeiro mutirão da saúde promovido por estudantes voluntários da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. O objetivo foi oferecer procedimentos e orientações básicas de saúde, como testes práticos de glicemia e hipertensão, terapia ocupacional, fonoaudiologia e até orientações jurídicas.

Estudantes de Enfermagem, Medicina, Serviço Social e Direito, sob a supervisão de professores, desenvolveram a ação em um trabalho conjunto com a Pastoral Carcerária de Campinas e a Associação Beneficente Nossa Senhora da Esperança. Ao todo, foram realizados mais de 260 atendimentos aos presos, seus familiares e aos servidores da unidade.

Segundo o Diretor do CPPH, Joaquim Gomes da Silva, o evento contribuiu para o diagnóstico de algumas patologias. Posteriormente, algumas pessoas ainda receberam encaminhamentos para análises mais detalhadas, e também foram elucidadas dúvidas sobre saúde e bem-estar.

Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Antes do mutirão, na semana do dia 9 a 13/09, a unidade prisional realizou a 8ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, Coordenadoria Regional de Unidades Prisionais da Região Central do Estado de São Paulo, Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação e da Coordenadoria de Saúde.

Durante a semana foram realizados mais de 1.200 atendimentos aos reeducandos, tais como atendimento jurídico, aferição de pressão e teste de glicemia, corte de cabelo, atendimento social e diversas palestras motivacionais com o objetivo de preparar os internos após o cumprimento da pena.

Para se ter uma ideia, mais de 12 mil atendimentos ocorreram nos últimos quatro anos. As Jornadas da Cidadania e Empregabilidade, que são feitas em outras unidades do Estado, servem para destacar a importância dos trabalhos de ressocialização desenvolvidos pela SAP, que dão aos sentenciados novas perspectivas de futuro.