15/10/19 | Sonia Pestana - Coremetro

Semiaberto de Franco da Rocha inaugura novas salas de aula para cursos profissionalizantes

Unidade prisional amplia área do setor da educação para cursos de capacitação dos reeducandos

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha inaugurou, no dia 4 de outubro, as novas salas do setor de educação. Desde abril, a unidade prisional vem promovendo estudos de ampliação da área para realizar cursos profissionalizantes destinados aos presos.

O projeto faz parte da Escola de Capacitação, do programa Pró-Egresso, criada para atender a população prisional do regime semiaberto. Toda a ação foi desenvolvida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio das Coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Para o Coordenador da Coremetro, Antônio José de Almeida, toda medida que trata de educação deve ser encarada como uma grande oportunidade. De acordo com Diretor Geral do CPP, Eduardo Vila Boas, o sentimento é de realização e de agradecimento.

Nos dias 8 e 9 de outubro, por exemplo, as novas salas foram utilizadas para a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com um total de 128 inscritos. Ainda estão previstos cursos de pintura, panificação, horticultura, auxiliar de cozinha, além do Programa para Educação e Trabalho (PET).

O antigo e o novo

Antes da reforma, a escola da unidade ocupava 247 m². Contudo, diante da demanda crescente de capacitação dos reeducandos, a área foi ampliada em 163 m², totalizando 410 m² de área construída. Agora, o espaço conta com seis salas - cada uma com capacidade para atender 30 alunos, uma sala para professores, além de seis banheiros, sala de espera e uma recepção.

A ação demandou estudos de engenharia e planejamento profissional para a construção de divisórias, bem como todo cuidado com o acabamento. Sob a supervisão e orientação de um profissional da área, os reeducandos do CPP executaram a reforma.

Estiveram presentes na inauguração Antônio José de Almeida, da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro); Eduardo Bueno, da Secretaria de Gestão Pública; Sara Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Evaldo Barreto, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania; Nilton Rodrigues, da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec); José Antônio Gonçalves Leme, da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap); Lilian Maciel de Melo e Félix Santos Coelho, ambos da Diretoria de Obras da Diretoria de Ensino de Caieiras.