Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/10/19 | Pierre Cruz – Corevali

CDP de Mogi das Cruzes promove palestra a detentos sobre prevenção ao suicídio

A ONG, convidada pelo presídio, ofereceu apoio emocional aos internos durante a Jornada de Cidadania e Empregabilidade

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes ofereceu aos reeducandos, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma palestra sobre prevenção ao suicídio, realizada no dia 25 de setembro, durante a 3ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade da unidade. A conversa, em uma versão que já havia sido apresentada antes aos servidores da unidade, fez uma alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O CVV, que oferece serviço voluntário de apoio emocional para quem precisa conversar sobre qualquer assunto, participou do evento a convite da equipe de saúde do estabelecimento penal. “Trouxemos a organização para que eles pudessem apresentar seus trabalhos aos internos”, explica Débora de Cássia Bernardo Freita, Diretora de Saúde do CDP. “Na condição de egressos, se esses presos precisarem desabafar com alguém, talvez eles se lembrem que existe um serviço disponível para oferecer ajuda”, afirma.

A assistente social Madalena Antônia da Silva Ribeiro, integrante do CVV, ministrou a palestra para os reeducandos. A profissional julga que esses encontros são fundamentais para prevenir um problema classificado como de saúde pública pelo Ministério da Saúde. “Partimos do princípio de que conversar é sempre a melhor solução, mas saber ouvir sem julgamentos é o que faz a diferença”, acredita.

Em outras três ocasiões, a equipe do CVV esteve no CDP de Mogi das Cruzes para conversar com grupos de funcionários. No dia 25 foi a primeira vez que o diálogo foi apresentado aos detentos. “Os reeducandos estavam abertos à discussão”, pontua Madalena. “Serem vistos apenas como seres humanos e pertencentes à sociedade permitiu que os presos não levantassem nenhuma barreira durante o nosso bate papo, alguns até se posicionaram sobre questões pessoais”, reflete.

JORNADA

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade é um evento da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que tem o objetivo de oferecer aos detentos a estruturação para os planos de vida em liberdade. Na região do Alto Tietê, a ação é organizada com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Foram oferecidos 264 atendimentos aos presos do CDP de Mogi das Cruzes nas áreas da saúde, da cidadania e da justiça. O mutirão de serviços é feito por meio de parcerias com entidades da sociedade civil. O reeducando Edson, de 39 anos, passou pelos testes de glicemia e aferição da pressão arterial realizados pela equipe de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). “É um dia especial, dá para interagir com pessoas diferentes e distrair a mente”, avalia o interno.

aasassa
Topo