Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/10/19 | Caio Daniel - Coremetro

Atleta da SAP conquista 1º lugar em corrida na capital paulista

Inicialmente, o esporte entrou na vida da servidora por lazer

Atleta de corrida há três anos, a servidora da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) Andrea Renata Barbosa Ramos venceu, no último mês de agosto, uma competição com quase 5 mil mulheres na cidade de São Paulo. O ouro foi conquistado na categoria 10 km, com um tempo de 43 minutos e 49 segundos.

O pódio é um lugar familiar para ela, que já foi destaque em corridas no interior do Estado, como em Bastos, Martinópolis e Osvaldo Cruz - sua cidade natal. Ela também participou, em 2018, de uma meia maratona em Florianópolis (SC) e ficou com o terceiro lugar geral ao lado de competidoras profissionais. “Para mim, uma amadora, foi uma honra dividir o pódio com profissionais do atletismo”, comenta a servidora.

Andrea trabalha há nove anos como agente de segurança no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira”, do Butantan, estabelecimento que atende mulheres em privação de liberdade. Ali, ela desempenha suas funções no setor de portaria da unidade prisional.

Andrea começou a correr por lazer e, quando notou, estava totalmente envolvida com o esporte. “Eu intercalava corrida e caminhada e, aos poucos, fui aumentando o volume das corridas”, explica. Hoje a corrida faz parte da sua rotina. “Encaixo meus treinos nos horários vagos, seja antes ou depois do plantão. Procuro ter disciplina e dedicação”, complementa.

Benefícios do esporte

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a atividade física é fundamental para prevenir doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, câncer de mama e de colo de útero.

A esportista comprova os benefícios da prática e garante que os exercícios são importantes não só para o corpo, mas também para a mente. “A corrida faz bem para o corpo e para a alma. Melhora muito o humor, a autoestima e a sensação de bem-estar. As pernas são muito importantes nesse esporte, mas a mente e o coração são essenciais para superar qualquer obstáculo”, afirma.

aasassa
Topo