30/09/19 | Pierre Cruz – Corevali

Agentes da Corevali passam por avaliação física e de saúde

Além do tradicional Teste de Aptidão Física, os servidores passaram por exames de saúde com equipe de enfermeiros

No dia 19 de setembro, agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP), de presídios vinculados à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), passaram pelo Teste de Aptidão Física (TAF) e foram recebidos por uma equipe de enfermagem da Faculdade Anhanguera de Taubaté. Ao todo, 50 servidores participaram do evento.

A avaliação aconteceu na pista de atletismo da Companhia Taubaté Industrial (CTI), onde os agentes foram submetidos a quatro categorias de exercícios: flexão de braço, abdominais, corrida de 50 metros e corrida em 12 minutos. “O exame acontece periodicamente, mas, nesta edição, a novidade é que trouxemos profissionais da saúde para atender os servidores antes do TAF”, explica Ronaldo de Lima Alves, responsável pela atividade organizada pelo Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (Graevp) da Corevali. “A intenção é a de valorizar o nosso corpo funcional”, completa.

Estiveram presentes as turmas das Penitenciárias masculina I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” e Feminina II de Tremembé, e do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre Campos” de Taubaté. Quatro professores da Escola de Administração Penitenciária "Dr. Luiz Camargo Wolfmann" (EAP) aplicaram os testes nos agentes. “Todos se saíram bem, mas mais importante do que o condicionamento físico, é o momento de socialização que eles têm uns com os outros”, acredita a docente Márcia Ribeiro, que acompanha o treinamento dos AEVPs.

SAÚDE

Alunos do 5º ano do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Taubaté, acompanhados de uma docente, aferiram a pressão arterial dos servidores e aplicaram o teste de glicemia capilar, além de verificarem o índice de massa corporal (IMC). A aliança foi formada com o objetivo de reforçar a atenção ao bem-estar dos profissionais penitenciários. “A nossa ação foi pensada para analisar a saúde dos funcionários da SAP antes dos exercícios físicos, para assegurar que tudo esteja em ordem e o teste seja feito sem preocupações”, explica a docente Fernanda Ingrid.

Os atendimentos foram aprovados pelos agentes, como Jeremias Lino dos Santos, que atua há 17 anos na escolta e vigilância de presídios. “O encontro foi fundamental tanto para o lado físico quanto para o emocional, reencontrei diversos companheiros e pude ver o quanto posso melhorar em determinadas áreas”, reflete o AVEP, que passou pelos exames de saúde. “Esse tipo de encontro, com o aparato de enfermeiros e docentes da EAP, melhora o sistema prisional porque nos estimula, cada vez mais, a desenvolver um trabalho de excelência”, pontua.