30/09/19 | Eliane Borges - Croeste

GATE ministra curso de ações táticas a agentes do CDP de Caiuá

O grupo abordou técnicas de intervenção, explosivos e tiros táticos no estande de tiro da PI de Presidente Venceslau

Pela primeira vez na Região Oeste, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar ministrou curso para 40 agentes de segurança penitenciária (ASP) e de escolta e vigilância penitenciária (AEVP), do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, os quais atuam na Célula de Intervenção Rápida (CIR) do presídio.

Considerada a tropa de elite da Policia Militar, o GATE trouxe conhecimentos específicos aos agentes por meio de curso com foco em “Técnicas de primeiro interventor em estabelecimentos prisionais, explosivos com ênfase nas ocorrências em prisões e tiro tático”. O objetivo maior foi preparar os servidores para enfretamento de situações críticas no local de trabalho, dentre as quais, aquelas envolvendo artefatos explosivos e ocorrências com reféns.

Com o apoio da Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP), o curso foi desenvolvido no estande de tiro da Penitenciária I “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau, entre os dias 16 e 19/09. Durante os quatro dias, ASPs e AEVPs se dividiram em duas turmas e participaram de aulas teóricas e práticas envolvendo disciplinas como gerenciamento de crise e munição de impacto.

“O GATE é referência nacional em ações táticas especiais e pertence ao 4º Batalhão de Polícia de Choque. Essa especialização, além de motivar os agentes prisionais, torna a equipe mais técnica, buscando a excelência da atuação na intervenção penitenciária. Aproveitamos para agradecer ao Coronel Nivaldo Cesar Restivo e ao coordenador de unidades prisionais, Roberto Medina, que proporcionou essa oportunidade ímpar aos nossos agentes”, conclui o diretor do CDP de Caiuá, Rodrigo Santos Andrade.