18/05/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

Show em comemoração ao Dia das Mães na PFC

Apresentador Raul Gil homenageia presas da Penitenciária Feminina da Capital

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Evento realizado na quadra de esportes da unidade teve participação de diversos convidados

No último dia 10/05, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) através da Penitenciária Feminina da Capital, levou o apresentador Raul Gil para homenagear suas mães presas. O evento realizado na quadra de esportes da unidade teve participação de diversos convidados, como o músico Tobias da Vai-Vai, o grupo Pixote e Adriana Ribeiro. A cantora e Deputada Estadual Leci Brandão também compareceu à festa.

A unidade que sempre tenta viabilizar através da arte, o contato das reeducandas com a cultura nacional, busca, a partir de projetos como este, proporcionar a todas às detentas presentes, um universo de miscigenação cultural e ideológico e levar às várias nacionalidades presentes um mundo novo.

Música e emoção marcam evento

Foi com palavras para as presas que o apresentador Raul Gil começou a comemoração na Penitenciária Feminina da Capital, “Nem todos aqui têm sorte, às vezes acontecem imprevistos e vocês acabam vindo parar em um lugar que não foi feito para se viver. Por isso quando tiverem a chance de sair daqui não queiram voltar, não vale a pena”.

Ainda para o apresentador, você é predestinado por Deus para exercer esses trabalhos, não é você que quer, é um compromisso que se tem por ser uma pessoa privilegiada, uma pessoa conhecida. “Há anos eu realizo show no sistema e quero fazer sempre”, completa Gil.

O coro das detentas acompanhou o primeiro convidado da tarde. O Grupo Pixote, que pela terceira vez se apresenta em unidade prisional, cantou seus sucessos e levou as mulheres ao palco que em momento de descontração dançaram passos de dança típica africana. “Elas nos recebem muito bem, isso é muito legal, pois estamos lhes levando um pouco de alegria”, ressalta a banda.

Mas a tarde ainda trouxe muita emoção ao evento e deixou todos os presentes com lágrimas nos olhos. As reeducandas surpreenderam o vocalista Dodô cantando o louvor Ressucita-me, de Aline Barros, em homenagem ao seu filho, de doze anos, que passa por tratamento para câncer. “Em anos de trabalho como esse, eu nunca vi tamanho ato de respeito e gratidão proporcionado por essas mulheres”, declara Raul Gil.

Para encerrar a festa, que contou também com a apresentação da Adriana Ribeiro ex-Adriana e a Rapaziada e Tobias da Vai-Vai, a Deputada Estadual Leci Brandão cantou seus sucessos e divertiu as detentas com a composição dedicada exclusivamente para elas:

“Não matou nem roubou,
Mas foi presa em flagrante.
Escondeu no chateaux,
O bagulho do amante.
O amante saiu e largou o embrulho,
Quando a casa caiu tava lá o bagulho (...),
(...) Sua mãe vai levar a criança bonita para ela abraçar,
O amante saudoso nunca mais foi lhe ver
E ela nem tem direito um pouco de prazer.
E que venha o alvará pra essa pobre mulher,
Que um dia sairá se Deus quiser”.

(O Bagulho do Amante – Leci Brandão)

Outros dois programas culturais desenvolvidos em 2011 na unidade receberam menção honrosa pela participação no Concurso “Prêmio Nacional de Boas Práticas” promovido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP): Projeto “Teatro Intra-muros - uma proposta artístico-psico-pedagógiga – uma forma de liberdade psíquica no cárcere” e o projeto “Almas em Movimento” de dança e dramartugia.