Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/09/19 | Pierre Cruz - Corevali

Jornada no CPP de Tremembé lança campanha de higiene pessoal

Evento contou com parceria de entidades da sociedade civil para conscientizar os reeducandos sobre os cuidados com a saúde

Presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé, participaram da 8ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de setembro. Durante o evento, que oferece um mutirão de serviços aos sentenciados, o presídio iniciou uma campanha de higiene pessoal com palestras e ações de saúde.

Ao todo, foram 2.851 atendimentos aos internos, que tiveram acesso a advogados e profissionais de enfermagem, e também participaram de discussões sobre os direitos e os deveres do cidadão. Nessa edição, a equipe do presídio preparou atividades em parceria com o Centro de Saúde de Tremembé (CST) e com o Instituto Educacional de Taubaté (IET).

No dia 10 de setembro, os detentos assistiram à palestra “Os cuidados com a higiene pessoal e com o ambiente em que se vive”, com Ana Siqueira, diretora da fiscalização epidemiológica do CST. O objetivo do CPP com o encontro, que entregou um kit higiênico extra e medicações aos presos, foi o de consolidar a cultura de autocuidado e de responsabilidade dos reeducandos.

“Demos ênfase aos cuidados consigo mesmo e com o ambiente de convívio para conscientizar os sentenciados de que a higiene é importante para a preservação do bem-estar, além de evitar doenças epidemiológicas”, explica Cleonice de Jesus, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) do presídio.

No dia 11, alunos do curso de Auxiliar e Técnico em Enfermagem do IET, acompanhados de uma docente, prestaram atendimentos aos internos. Os estudantes realizaram exames de glicemia capilar e de pressão arterial, avaliaram os índices de gordura corporal dos reeducandos e aplicaram testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis.

Para a professora Tatiane Cristina Pimenta, responsável pelos 22 discentes, a ação é educativa e quebra preconceitos. “Os alunos passam a conhecer uma nova opção profissional, que vai além dos trabalhos dentro de hospitais, e conhecem a realidade do sistema prisional e a dinâmica com os presos”, afirma. O detento Danilo, de 29 anos, aproveitou a oportunidade para fazer uma bateria de exames. “Os enfermeiros disseram que meus resultados foram bons e até tiraram algumas dúvidas sobre o meu peso, fiquei satisfeito com o trabalho”, avaliou.

JORNADAS NO VALE

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é um evento da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que tem o objetivo de preparar os reeducandos em seus planos de vida longe das prisões. Um mutirão de serviços em diferentes áreas e uma série de atividades artísticas e palestras são oferecidos aos presos, com o apoio de entidades da sociedade civil. Apenas em agosto, na região do Vale do Paraíba, foram realizados mais de 5,1 mil atendimentos aos internos.

O evento aconteceu na Penitenciária II de Potim, no dia 21, e no Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba, no dia 28.

aasassa
Topo