Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/09/19 | Arnaldo Martins – Coordenadoria de Saúde

Servidores são qualificados à aplicarem Testes Rápidos de HIV/AIDS em unidades prisionais

Reunião da Coordenadoria de Saúde finaliza o Projeto de Testagem Rápida de HIV em Pirajuí

Equipes de saúde das unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) se reuniram, no mês de agosto em Pirajuí, com o diretor do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP), da Coordenadoria de Saúde, Sérgio Bassitt, para finalizar o Projeto de Testagem Rápida de HIV por Fluído Oral em 2019.

Para a implementação dessa proposta, a Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com o Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/AIDS-SP, da Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Administração Penitenciária (EAP), realizaram a capacitação de servidores para qualificá-los a aplicar o Teste Rápido para diagnóstico de HIV por Fluído Oral na população prisional masculina, de todas as unidades prisionais do Estado.

O teste consiste em friccionar suavemente um coletor com algodão nas gengivas superior e inferior da pessoa, e este algodão é colocado dentro de um tubo de ensaio contendo um reagente. Este teste detecta anticorpos no fluído oral coletado, e o resultado é obtido em 30 minutos. Caso o teste dê resultado positivo, um outro teste rápido, de sangue, é feito por meio de punção digital (furo no dedo) e os resultados de ambos os testes - fluído oral e sangue - são obtidos no mesmo dia. Além da coleta e execução dos testes, os servidores da SAP foram também capacitados para dar o aconselhamento necessário às pessoas cujo teste deu resultado positivo.

A testagem possibilita que o portador do vírus HIV tenha conhecimento de sua situação e inicie o tratamento o mais precocemente possível, aumentando sua qualidade de vida. O diagnóstico contribui, também, para interromper o ciclo de disseminação do vírus no ambiente prisional.

O sucesso das estratégias de resposta brasileira ao HIV é reconhecido internacionalmente, sobretudo pelo protagonismo e pioneirismo em implantar e ampliar a assistência às pessoas vivendo com HIV. O Brasil foi um dos primeiros países a adotar a distribuição gratuita dos medicamentos para a AIDS no seu sistema público de saúde em 1996.

A testagem realizada nas unidades prisionais, resultante da parceria entre Coordenadoria de Saúde da SAP, o CRT e a EAP, faz parte de um esforço contínuo para contribuir com o cumprimento das metas globais rumo ao fim da epidemia de AIDS até 2030.

aasassa
Topo