Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/09/19 | Assessoria de Imprensa - SAP

Escola de Administração Penitenciária sedia aulas sobre Justiça Restaurativa

Encontro destacou a importância do diálogo mediante conflitos entre servidores

Na manhã da última quarta-feira, 11, a Escola de Administração Penitenciária (EAP) foi palco de um ciclo de aulas e debates com o objetivo de sensibilizar diretores de unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) sobre a Justiça Restaurativa, utilizada em casos de conflitos entre servidores. Nesta modalidade, ao invés de focar na punição do funcionário, são aplicadas alternativas pacíficas para resolver o caso, especialmente o diálogo.

Cerca de 100 pessoas assistiram as apresentações, que começaram às 9h e foram estendidas até 13h. A inciativa foi da SAP, por meio do seu Comitê Gestor, em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Procuradoria de Procedimentos Disciplinares (PPD). Durante as aulas, foi explicado ao público quais são as opções de resolução de desentendimentos antes de escolher pela abertura de um procedimento.

A rodada de palestras, seguidas por uma oficina, foi desenvolvida pela procuradora responsável pelo Centro de Práticas da PPD, Ana Paula Vendramini Segura, pelo procurador-chefe, também da PPD, Eraldo Ameruso Ottoni e a diretora do Laboratório de Convivência, Mônica Mumme. O secretário-executivo da SAP, Luiz Carlos Catirse, fez a abertura do evento e falou da importância de se discutir esse tema.

Em uma apresentação ao público, foi salientado que, normalmente, quando há um conflito, o diretor da unidade prisional registra o caso, encaminha a questão para o coordenador até chegar na Chefia de Gabinete da Pasta que, posteriormente, adota providências. Foi enfatizado que, com base na Justiça Restaurativa, pessoas que tiveram algum tipo de conflito devem passar por uma espécie de mediação, a fim de evitar um clima de animosidade no trabalho diário e de abertura de procedimentos.

aasassa
Topo