17/05/12 | Rosana Tenreiro - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP marca presença no 8º Prêmio Mario Covas
Foram duas premiações e uma menção honrosa

Sete finalistas da SAP participaram com entusiasmo da premiação

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Servidores e autoridades durante o evento de premiação

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)
marcou presença no evento do Palácio dos Bandeirantes, no dia 10/5. A solenidade de divulgação dos projetos vencedores do 8º Prêmio Mario Covas contou com sete finalistas da Pasta. A ansiedade contagiava os servidores, foram 67 projetos dos 299 inscritos para a fase final.

Na categoria Inovação em Gestão Estadual, a SAP levou dois troféus. O “Plano de Contenção de Custos do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba” e “Desconstruindo a Violência”, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). Uma menção honrosa foi destinada à Coordenadoria da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) com o título: “Laboratório de Baciloscopia”.

Conheça um pouco mais de cada projeto

O projeto “Desconstruindo a Violência” é desenvolvido pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de São Vicente e foi criado com o intuito de desmistificar a cultura da correção através da violência física, além de instrumentalizar as famílias envolvidas nos casos de prestadores de serviços à comunidade, apenados por maus tratos relacionados às crianças e adolescentes do próprio convívio familiar.

O trabalho visa também fortalecer a autoestima do agressor e os vínculos familiares, possibilitando uma reflexão do seu verdadeiro papel na estrutura familiar, além de definir ações para diminuir os fatores geradores da violência.

O “Plano de Contenção de Custos do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba”, cujo lema é “Gestão Inteligente gerando Economia”, como o próprio nome diz, é economizar em três elementos mais dispendiosos na unidade prisional: alimentação, água e transporte.

A medida com relação à alimentação é simples e vem rendendo grande impacto no custo. Nos fins de semana, quando os presos recebem visitas e alimentação de seus familiares, no jantar estão sendo servidos lanches, uma vez que a refeição quente era normalmente descartada.

Já no case água, o projeto é inovador. As contas de água foram individualizadas, ao nível de consumo por celas, como em um condomínio, gerando economia significativa.

Com relação ao transporte de presos, a grande mudança ficou por conta de análise geográfica e de demanda, elaborando uma logística de apresentações judiciais, levando-se em conta o itinerário e a quantidade de apresentações.

O “Laboratório de Baciloscopia” da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) levou em consideração o impacto da tuberculose nos presídios. A doença não se limita aos detentos, afeta também a comunidade com que se relacionam familiares e funcionários. A infecção por tuberculose contraída na comunidade pode iniciar uma epidemia dentro da prisão, enquanto a rota inversa de transmissão é igualmente possível. A baciloscopia é essencial para impedir a cadeia de transmissão da doença, sendo exame rápido, econômico e fornecendo diagnóstico de certeza, além de propiciar o controle de tratamento.