Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/09/19 | Marcus Liborio – CRN

Presos da Penitenciária de Cerqueira César produzem artesanato para ajudar hospitais

Projeto visa comercializar as peças com objetivo de arrecadar dinheiro para a Santa Casa da cidade e hospital de câncer

Reeducandos que cumprem pena na Penitenciária de Cerqueira César se uniram em ato solidário para ajudar a Santa Casa de Misericórdia da cidade, e pacientes com câncer do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. Por meio do projeto "Os Entre Laços do Crochê", cinco presos produzem gorros, tapetes, toalhas e cortinas artesanais. O material é doado para a realização de bazares e todo dinheiro arrecadado é investido no tratamento dos enfermos.

A iniciativa se deu durante a 4ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, realizada na unidade prisional em abril deste ano. O evento oferece diversas ações de saúde e cidadania aos internos, entre elas o artesanato. “Tivemos uma boa experiência com a confecção de itens de crochê e, então, surgiu a ideia de estender o trabalho para fins sociais”, explica o diretor da Penitenciária de Cerqueira César, Carlos Eduardo Zanluchi.

Pedro Ramos da Silva, 38 anos, é um dos detentos empenhados na ação filantrópica. Ele produz tapetes e cortinas e se sente feliz por levar um pouco de conforto a quem precisa enfrentar uma internação hospitalar. “Tenho a sensação de ser útil e de estar ajudando a sociedade”, destaca.

Condenado por tráfico de drogas, ele conta que começou a fazer crochê na prisão influenciado pelos colegas de cela e funcionários do setor de educação da unidade.

“É muito bom manter essa atividade, pois ajuda a passar o tempo e ainda causa um impacto positivo no meu processo de ressocialização”, observa Pedro, que já faz planos para quando ganhar a liberdade. “Pretendo terminar os estudos, cursar uma faculdade e dar seguimento aos meus projetos de trabalho”.

Outro preso envolvido na atividade voluntária, Hebert Gudino da Silva, 27 anos, também descobriu o dom para o artesanato na unidade prisional. “Ver a emoção com que os pacientes do hospital de câncer recebem os gorros que produzo me deixa muito realizado. É um combustível para continuar com as ações sociais”, exalta.

PROJETO

O projeto "Os Entre Laços do Crochê" funciona totalmente de forma voluntária. A Santa Casa municipal faz a doação de linhas e lãs para que os detentos possam dar continuidade ao trabalho.

Recentemente, a iniciativa se estendeu ao Hospital Amaral Carvalho de Jaú. Os presos produzem gorros para serem comercializados com intuito de angariar recursos. O material também é doado para crianças e adultos em tratamento de câncer.

A doação de matéria-prima, neste caso, ocorre por meio de uma parceira firmada com a Associação Espírita "Léon Denis" de Avaré, conforme explica a monitora de Educação da Fundação “Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel” (Funap) - que atua em programas de trabalho dentro do presídio -, Emy Rowe.

AUTOESTIMA E CIDADANIA

“Além da ação social, o projeto busca resgatar a autoestima e cidadania do recluso, oferecendo aprendizado e também remição de pena aos reeducandos”, detalha Rowe.

aasassa
Topo