13/09/19 | Mariana Amud – Coremetro

Pela segunda vez, Penitenciária José Parada Neto recebe a Banca da Ciência

Projeto desenvolvido pela Unifesp e USP-Leste leva conhecimentos científicos para espaços não formais de ensino

O sucesso da primeira edição da Banca da Ciência fez com que os alunos do projeto repetissem a ação na Penitenciária “José Parada Neto”, de Guarulhos. No último dia 30, estudantes de graduação e mestrandos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP) apresentaram, para 60 reeducandos da unidade, a ciência do dia a dia.

Nas bancadas móveis, colocadas na área de educação da unidade prisional, foram explicados fenômenos naturais, como a erupção de um vulcão e as fases da lua, além da demonstração de jogos lógicos que combinam o desenvolvimento de atividades matemáticas e jogos de tabuleiro, que debatem a desigualdade social.

O projeto interdisciplinar foi apresentado aos reeducandos que estão em formação pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido dentro da penitenciária pela Escola Estadual “Francisco Antunes Filho”, de Guarulhos. M.R., reeducando estudante do 2° ano do ensino médio, ressaltou a confiança dos professores e a rede de conhecimento que é estabelecida entre eles. “É gratificante ter a oportunidade de participar de uma ação como essa, de aprender como funcionam coisas do dia a dia de um jeito simples”, acrescentou.

Para a mestranda em Educação, Ana Paula Moreira Alves, apresentar uma Banca da Ciência dentro de uma unidade prisional é uma quebra de preconceitos e estereótipos. “Eles são alunos como quaisquer outros e são muito interessados no que trazemos”, ressaltou a professora, que estava explicando o funcionamento de um espelho infinito.

Os experimentos apresentados pelo projeto são montados com materiais recicláveis ou de baixo custo, assim, os alunos conseguem observar como itens do cotidiano podem ser transformados em ciência e podem reproduzi-los. As atividades colocadas em contexto despertam o interesse do público e aproximam os conhecimentos acadêmicos da sociedade.