Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/09/19 | Sonia Pestana – Coremetro

Penitenciária de Guarulhos é referência no IX Circuito Jurídico

Como parte da programação, o grupo de teatro da penitenciária fez apresentação especial para convidados do encontro jurídico

Pelo nono ano consecutivo, o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG/Unimesp promove o Circuito Jurídico em Guarulhos com o tema “As Novas Tecnologias na Construção das Relações Humanas e Influências no Direito". Como parte da programação, alunos, professores e juristas tiveram a oportunidade de assistir, no dia 20 de agosto, à apresentação teatral baseada na obra “O Alquimista”, de Paulo Coelho, feita pelos sentenciados da Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey”.

Os reclusos da unidade prisional estiveram à frente de todo processo criativo dos trabalhos exibidos nesse dia. Coube a eles adaptação, roteiro e direção da peça, como também a montagem das apresentações do grupo de coral e acústico “Fênix”, com músicas de Oswaldo Montenegro. Paralelamente, também houve a apresentação do Grupo Sarau Asas Abertas, sob os cuidados de Jaime Queiroga e Cissa Lourenço, além do projeto de crochê Ponto Firme, do estilista Gustavo Silvestre, num total de mais 100 presos envolvidos nas ações de cultura.

F.S. é um dos que compõem o grupo teatral. Ele destaca que gostou de trabalhar com teatro e tem certeza que sairá da unidade como uma pessoa melhor. “Por meio da arte e da educação, somos transformados e capazes de mudar o mundo”, resumiu.

Parceria bem sucedida

Segundo a coordenadora do curso de Direito da universidade, Ossanna Chememian, a parceria entre a FIG/Unimesp com a penitenciária resultou numa boa oportunidade para alunos conhecerem de perto o sistema prisional. De forma prática, ao longo do ano, os estudantes participam de ações diferenciadas de atendimento jurídico junto aos sentenciados.

A professora destacou que todo ano o Circuito Jurídico da FIG/Unimesp faz homenagens aos profissionais do município que apresentam trabalhos de destaque.

No IX Circuito foram reconhecidas as ações de servidores do Marrey, a exemplo do diretor geral, Antônio Samuel de Oliveira Filho, do diretor de Trabalho e Educação, Valdinei Freitas, além dos agentes de segurança penitenciária (ASP) envolvidos com o teatro, coral e acústico, respectivamente Igor Rocha, Mário Jorge Antunes e Evandro Fileno. De acordo com Ossanna, a equipe promove projetos que são exemplos a serem seguidos quando o assunto é a retomada da liberdade.

aasassa
Topo