17/05/12 | Mariana Morimura e Comunicação Social TJSP

Museu Penitenciário e Museu do TJSP realizam exposição no Palácio da Justiça

A mostra faz parte da 10ª edição da Semana Nacional de Museus

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

A mostra está aberta ao público entre os dias 14 e 22/05, no Palácio da Justiça

A evolução dos sistemas prisional e judiciário paulistas tornou-se tema de uma exposição intitulada “O Poder Judiciário e o Sistema Penitenciário: Um Panorama da Memória Institucional”, fruto da parceria entre o Museu do Tribunal de Justiça (TJSP) e o Museu Penitenciário Paulista. A mostra - inaugurada em 11/05 no Salão dos Passos Perdidos, Palácio da Justiça - integra a 10ª edição da Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O evento foi aberto com o discurso do desembargador Alexandre Moreira Germano, coordenador do Museu do Tribunal de Justiça. O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, esteve presente e comentou os laços comuns entre o Judiciário paulista e o sistema penitenciário. “Ramos de Azevedo planejou, por exemplo, o Palácio da Justiça e a Penitenciária do Estado, hoje Penitenciária Feminina”, apontou o secretário.

O acervo da exposição é composto por processos de importância histórica – como o inventário de Washington Luís, responsável pela contratação do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo para a realização do projeto do Palácio da Justiça -, fotos e objetos feitos por detentos – como uma corda utilizada para fugas denominada “tereza”, máquinas de tatuar e um forno confeccionado com papelão, papel alumínio e plástico - e seis banners com textos e imagens dos museus e do Palácio da Justiça.

A Parceria entre o Museu do TJSP e o Museu Penitenciário surgiu em decorrência do “I Encontro Paulista de Centros e Museus Institucionais”, ocorrido em outubro de 2011, onde foi deliberada a realização de parcerias entre esse tipo de instituição na concretização de exposições. A mostra “O Poder Judiciário e o Sistema Penitenciário: Um Panorama da Memória Institucional” está aberta ao público entre os dias 14 e 22/05, das 13 às 18 horas.